30 novembro, 2013

A bola queima!

Contrariando aquilo a que me tinha proposto há uma semana, que era não voltar a assistir aos jogos do FCPorto enquanto não tivesse sinais de melhoras, acabei por ver  o jogo de hoje com a Académica que mais pareceu um  filme de terror.  Fiz muito mal, permitir que a curiosidade cedesse lugar à razão, porque o que é facto, é que não se vislumbra qualquer evolução na liderança de Paulo Fonseca, nem na qualidade de jogo da equipa. 

O que começa verdadeiramente a surpreender-me não se limita a isto, mas mais à capacidade e rapidez com que Paulo Fonseca está  a destruir uma equipa que apesar de não estar a jogar bem, ainda é constituída em parte por alguns dos jogadores que já foram campeões nacionais e que ganharam há bem poucos anos troféus internacionais. Esse é o meu maior espanto.

Nem o penalti falhado de Danilo, e a angustiante repetição de maus passes, da falta de fio de jogo, da perda de capacidade de drible, dos maus cruzamentos, da deficiente pressão e a atrapalhação geral, me faz colocar nas costas dos jogadores a responsabilidade por tanta incompetência. Neste contexto específico, a responsabilidade pertence exclusivamente ao treinador, agora no da contratação do treinador, a culpa vai toda para a SAD e para o Presidente Pinto da Costa. Foi um flop e dos grandes!

Com esta derrota, se o treinador não se demitir ou não for demitido em tempo útil, o FCPorto arrisca-se a fazer a pior época dos últimos anos e a deixar de receber as preciosas verbas da Champions com que costuma financiar-se. Mesmo porque quem vier a seguir [se vier] para ocupar o lugar do actual treinador, terá uma tarefa muito ingrata para resolver, que consiste na dupla responsabilidade de recuperar a equipa técnica, táctica. e principalmente, psicologicamente!

Agora é a valer, enquanto Paulo Fonseca for treinador do FCPorto não vejo mais futebol.



Porto Canal - Homepage

OUTRA DECEPÇÃO!

Bem podem os dirigentes portistas reclamar das reacções de desagrado dos adeptos que ninguém lhes dará razão, exceptuando talvez o pessoal assalariado que vive à custa do clube e não quer desagradar à entidade patronal que lhes paga. Aliás, creio que tirando uns quantos energúmenos que nunca estão bem com a vida que têm, os adeptos, incluídas as claques, são quem mais tem apoiado o clube em todas as modalidades, mesmo quando as coisas não correm bem.

Por falar em pessoal assalariado, confrange ouvir os comentários posteriores aos jogos no Porto Canal. Então, José Fernando Rio, o comentadorde serviço, usa e abusa na forma como branqueia as últimas exibições do FCPorto. Para ele o FCPorto nunca merece perder e tem sempre azar. É impressionante como este canal se está a parecer com os canais lisboetas! Ontem, por exemplo, no mesmo momento que a equipa exibia uma das piores exibições de sempre, o Porto Canal mostrava pela enésima vez o golo do Kelvin que deu a victória sobre os vermelhos e o campeonato sobre a linha ao sortudo do Victor Pereira, o que em vez de animar os adeptos, ainda os irrita mais.

Lamento ter de dizê-lo, porque respeito o trabalho de Pinto da Costa como poucos, mas considero que, a par do futebol, os erros de casting estendem-se à escolha de Júlio Magalhães para director geral do Porto Canal. Sugiro àqueles que já desistiram de sintonizar o canal que lá voltem para verem a seca que oferecem aos espectadores com gravações constantemente repetidas, sem apresentarem um simples pedido de desculpas. Mas o pior, é que, enquanto nos impingem gravações, falham redondamente na informação sobre a transmissão dos jogos das modalidades.

Se cada vez que sintonizo o canal me impingem imagens de programas repetidos à náusea, por outro lado quase omitem o que mais interessa aos espectadores, como por exemplo o horário dos jogos das modalidades, que esses sim, deviam ser mais divulgados. Por essa razão vi-me privado de assistir ao fantástico jogo de andebol e à consequente victória sobre os dinamarqueses do Kolding.

A direcção do canal anda alheada destes problemas e parece estar mais interessada em chamar ao canal políticos fracassados [quererá regenerá-los?], ou os betinhos da socialite lisbonense, do que informar os portuenses e os nortenhos em geral dos temas que lhes interessam. Sobre questões relacionadas com a regionalização, já não se fala mais...

Eu que tanta esperança tinha, e que até elogiei inicialmente este projecto, apesar de mal o conhecer, sinto-me completamente defraudado. À imagem da actual equipa de futebol, o Porto Canal é um canal de televisão sem vida [apesar da alegre Maria!], sem alma, nem conteúdo. Pobre, paupérrimo!

Afinal, quanto estará a ganhar Júlio Magalhães no Porto Canal para não se envergonhar de escrever para um pasquim que odeia o FCPorto, como é o Record?

4 comentários:

  1. A bola queima, quando jogador não sabe o que fazer à bola! É um futebol à Paulo Fonseca, que não sabe mais.
    O FCP tem bons jogadores, não tem é um bom treinador, ou seja tem bons jogadores mas não tem equipa.

    Não vai haver mais milagres como houve no ano passado. O presidente tem que assumir, porque o FCP não é nenhuma obra de caridade, assim sujeita-se a ter poucas assistências, porque este futebol é mau de mais para ser verdade.
    Mais uma vez esqueçam o Quaresma, deixem-se de fazer favores a quer quem seja, prejudicando o FCP.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Deacon Blue01/12/13, 20:43

    Ola!

    Infelizmente, estamos a dar a entender que nao soubemos tirar conclusoes do que se passou nos 2 anos de V. Pereira.
    Ganhamos obviamente com merito mas esas vitorias nao foram convicentes como o provam de forma INEQUIVOCA as EXIBIÇOES E RESULTADOS na Champions nesses mesmos anos.
    Nos mesmo vamos dizendo que temos equipa para consumo interno (diga-se que com uma qualidade de jogo paupérrima).
    Creio que houve algum relax à sombra de termos ganho os campeonatos e vendido bem, mas isso nao basta como se esta agora a ver.
    O treinador actual dá sinais evidentes também de nao estar ao nivel que lhe é pedido.
    Por isto tudo e pela necessidade de mudar a tempo para por a equipa a jogar à bola e porque acredito que temos qualidade nos jogadores TODOS, na minha opiniao, devemos de mudar já de treinador!

    Sobre o Porto Canal, vejo frequentemente a espaços e realmente é do mais "amador e azeiteiro" que vou vendo por aí!
    Simplesmente confrangedor, asqueroso!
    Sobre o Julio Magalhaes, bom, eu começo a ficar com asco a estes individuos vendidos e a ficar sem paciencia para falar sobre eles!

    Abraço
    Deacon


    ResponderEliminar
  3. O que é confrangedor é ver a forma como o F.C.Porto é tratado quando consegue grandes êxitos, muitas vezes nem tempo de antena tem, e como lhe dão o espaço todo quando acontecem factos negativos. O Porto Canal que podia explorar este assunto, ser um espaço de contraditório e mobilização, não é, nada se passa. Enfim, já nem vale apena falar, não vão eles pensar que é por despeito, que andamos atrás de alguma coisa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Incidentes com o autocarro do FCP na entrada do Dragão, vários empates uma derrota, e não há ninguém da SAD do FCP que venha dizer nada! devem estar a pensar que os adeptos são lixo.

    Não vale a pena dar mais oportunidades ao treinador, ele não sabe mais. quando se tem um discurso, dizendo: Que a equipa está quase na perfeição faltam os golos, estamos falados.

    Quanto ao Porto Canal, Já falamos, é pobre de programas, e no que toca ao FCP, é uma miséria.

    O PORTO É GRANDE, VIVAS O PORTO.



    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...