31 janeiro, 2014

O problema do PortoCanal, será o Porto ?

Porto Canal - Homepage
Espero um dia vir a mudar de opinião se a interrogação em título não chegar a confirmar-se, mas receio que o Porto e o Norte poucas vantagens cheguem a tirar do facto de disporem agora de um canal de televisão. Quando digo vantagens, refiro-me naturalmente para a população, e não somente para ao lado económico e financeiro da empresa, que é também um aspecto importante. 

Apesar de bastante decepcionado com o rumo difuso e algo paradoxal que o Porto Canal parece estar a seguir, não cometerei a injustiça de afirmar que tudo o que até agora foi feito é mau. O que digo e repito, é que sou contra a política do engodo de entreter os espectadores com doses maciças de repetições de programas de entretenimento de gosto duvidoso sem haver o cuidado de os informar. 

Já tive oportunidade de elogiar alguns programas de qualidade, seja no âmbito generalista, seja na área do desporto/clube, embora sem nada de verdadeiramente original, diga-se. Joel Cleto e o seu "Caminhos da História", culturalmente falando, é o meu preferido. Segue-se o painel de debate político "Pólo Norte" e a um nível inferior, mas bem humorado, o "Pena Capital". No que concerne o FCPorto, há coisas interessantes, mas é flagrante a falta de um programa de debate sobre assuntos relacionados com o futebol, entre os quais um que denuncie as intermináveis deturpações e arbitrariedades veículadas pelas 3 estações centralistas e os seus múltiplos canais derivados.

Não me interpretem mal, não quero, nem nada que se pareça, uma réplica do lixo que se faz em Lisboa. Nem por sombras. O que gostaria  mesmo, é que o Porto Canal, realizasse um programa que demonstrasse ao país que o que se faz em Lisboa nessa matéria, é isso mesmo : lixo e fanatismo. Pelos vistos, não é essa a "estratégia" da direcção do Porto Canal, é outra, bem mais soft, que passa por ignorar e permitir a proliferação do veneno difundido pela comunicação social centralista e deixar que ele se instale na opinião pública sem qualquer tipo de desmentido, talvez na vã esperança que o Portugal profundo compreenda o sentido de tamanha permissividade. Pura ilusão. Por mais que a direcção do Canal (e do FCPorto) procure ignorar as ofensivas centralistas, não se livram de deixar no ar - e na cabeça de muita gente - a ideia de que se cala, é porque consente, com a agravante de manter acesa a convicção que o Processo Apito Dourado até valeu a pena e que Pinto da Costa terá sido "mal" absolvido... Infelizmente, os portugueses ainda não atingiram um patamar de maturidade cívica suficientemente evoluído para não se deixarem influenciar pelo mau jornalismo. Se assim não fosse, o nosso país não seria seguramente um dos países mais atrasado da Europa, nem teria desperdiçado o 25 de Abril com governantes sem escrúpulos nem competência.

Mas o paradoxo desta "estratégia" vai mais mais além. A direcção do Porto Canal parece apostada em defender o Norte imitando Cristo, dando a outra face ao estalo depois de andar a ser esbofeteado todos estes anos de centralismo feroz. Persiste em chamar a si, a escancarar as portas, a gente da capital que se fartou de denegrir a imagem do FCPorto, do seu Presidente e da própria cidade (João Malheiro, António Sala, a "feiticeira" Maya, Carlos Barbosa e todo um rol imenso de gente insignificante que o Norte está cansado de conhecer por força da imposição monopolista do centralismo.

Já me perguntei o que terá levado a direcção do Porto Canal a pensar que estas pessoas fazem falta ao Norte, ou o que delas esperará para ajudar os nortenhos a livrarem-se da chaga neocolonialista lisboeta, a sua terra... Pensar que essa gente é alheia ao fenómeno centralista é passar um atestado de imbecilidade aos nortenhos e a si próprios. E não venham com a história estafada do bairrismo, que somos todos portugueses, etc., porque esse é o argumento dos centralistas. É que se nós somos bairristas, os lisboetas são monopolistas, e se nós somos portugueses os lisboetas ignoram-no, pois nunca os vi preocuparem-se com a discriminação que vem sendo feita ao Norte do país (a região mais pobre da Península Ibérica). Aliás, pergunto: que pensará Pinto da Costa sobre este assunto? Será que ele estará a perceber bem o rumo que o canal está a levar? Será que ele vê mesmo o Porto Canal e é cúmplice desta aberrante estratégia? Se vê e  gosta, então já não sei o que pensar e que explicação encontrar para tão estranho fenómeno. A não ser que de repente um forte surto de sado-masoquismo tenha assolado a nossa região, e se calhar até eu fui contaminado, e ainda não dei por isso...

PS-Nem de propósito. No momento em que acabei de publicar este post, soube que, mais uma vez, o Norte foi prejudicado nos fundos do novo Quadro de Apoio, e que Lisboa, a região mais beneficiada do país, vai receber mais dinheiro. É assim. Eles perderam-nos o respeito. Agora, digam que Rui Moreira não tinha razão de desconfiar...  
  

11 comentários:

  1. boa tarde!

    peço desculpa pelo que vou afirmar a seguir, mas descaradamente vou "plagiar" o texto acima e divulgá-lo no meu estaminé, com a devida referência para a sua fonte.

    está de parabéns! por mais um texto com o qual me identifico e pela assertividade da mensagem. imagino o nr. de comentários de anónimos e o seu teor... :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Seria interessante saber quantos alienados preferem ver a casa dos segredos e quantos ultra-fundamentalistas lampiónicos assistem à benfica tv (sem ser em dias de jogos) para termos um termo de comparação.
    Questões que se me passam pela molécula:
    - Transformar o Porto canal em algo idiossincrático do clube? Exclusivamente (mas sem cair no ridículo lampiónico...)?
    - Algo mais abrangente? com jornalistas e comentadores credíveis?
    - Transformar o Porto canal em mais um canal pago assegurando a transmissão dos seus jogos em casa e a transmissão de uma liga interessante da europa tipo a espanhola ou a alemã?
    - Fazer do porto canal uma bandeira do norte? Fazendo o que mais ninguém quer fazer pelo porto e pelo norte (nomeadamente a RTP), com programas lúdicos, lúcidos, interessantes, cativantes e acutilantes?

    Isto não é uma critica a nada, são pensamentos que tenho sobre as vantagens de se ter um canal regional com potencial de projecção nacional.

    Concordo plenamente com a estupidez de se convidar alguém como o João Malheiro, o que esse senhor já fez e disse acerca do FC Porto...

    mas é difícil...os jovens jornalistas, comentadores, opinadores são sempre assediados pela elite centralista...

    ResponderEliminar
  3. « Fazer do porto canal uma bandeira do norte? Fazendo o que mais ninguém quer fazer pelo porto e pelo norte (nomeadamente a RTP), com programas lúdicos, lúcidos, interessantes, cativantes e acutilantes?»

    Em todas as áreas, incluindo a desportiva, acrescento eu? SIM!

    Não seria necessário grandes investimentos. Bastaria vontade política e coragem.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Já não é a mesma coisa que era dantes, Não. Que podia ser melhor Sim.

    Que é muito repetitivo, Sim.
    Copiar concorrentes, Não.

    Que tenho esperanças no Futuro, Sim e Não.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  5. Silva Pereira02/02/14, 15:52

    Boa tarde,
    Como habitualmente estou 100% de acordo.
    Tenho cada vez mais a certeza que o projeto PC é o taxo Juca e só não entendo como JNPC aceita que certos ascorosos centralistas anti portistas renegados do Norte e até do FCP estou a referir-me ao ascoroso de Vila do Conde (João Malheiro) que segundo um amigo foi portista até aos 18 anos depois foi para a capital do império e mudou este é só mais um exemplo dos Vasconcelos que deveriam ser defenestrados.
    Mas tudo isto só confirma que Juca M está simplesmente a olhar para os seus interesses e não acredita no PC e daí não confrontar os defensores da macrocefalia deste país para deixar uma porta aberta para regressar ao passado.
    Do PC praticamente só vejo os programas citados e até o “45 minutos à Porto” vejo diferido porque a maioria das vezes são repetições e seguem a linha do José Fenando Rio no estilo Low Profile.
    No que diz respeito às medidas do governo nada que espante.
    Nota: penso que JNPC já está a prepara a equipa para o próximo ano e que também ele dá a entender (não nas palavras) que desta época só espera minimizar os prejuízos.
    O FCP de PF está como o PC uma equipa sem alma, sem Norte e medrosa.
    A equipa de PF é a 2 pior equipa do Séc. 21 (14). Para se ter uma ideia só a época de 2004/2005 foi pior. Em termos de indicadores esta época apresenta: 2 pior rácio de vitórias e empates a 4 pior ataque e 6 pior ataque.


    ResponderEliminar
  6. A obrigação do Porto Canal é defender os interesses da Região da Cidade e do FCPorto, e deixarem-se de serem políticamente correctos, coisa que não leva a lado nenhum.

    Há tanta coisa nesta cidade para se fazer, ex: reportagens, desde coisas boas e menos boas. Vão ao Bolhão e mostrem os varándins presos por pregos e arames com tudo a cair de podre, mostrem os edifícios a cair e cheios de bolor com cheiros a mofo para turista ver; mostrem mais vezes, Serralves, Casa da Musica etc; as obras que estão a melhorar a cidade e outras que não se estão a fazer, mas que eram importantes; levem políticos ao Porto Canal que gostem da cidade e não do Partido etc. etc.
    Há tanta coisa para fazer Porto Canal!...

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigado pelas suas palavras, estou de acordo com o Senhor, bem-haja.

    ResponderEliminar
  8. Pedro Gavetinha06/02/14, 16:43

    Boa entrevista do Julio magalhaes.
    http://www.meiosepublicidade.pt/2014/02/os-canais-de-lisboa-nao-querem-saber-do-pais-para-nada/

    ResponderEliminar
  9. Silva Pereira07/02/14, 20:23

    Boa tarde,
    Meu caro DVP agradeço desde já a possibilidade de ler a entrevista de JM, a qual veio confirmar tudo o que pensava a cerca do mesmo e que variadíssimas vezes o referi. A sua postura aos conteúdos e convites dos seus “compadres” centralistas cai em contradição com as CRITICAS FEITAS AOS VASCONCELOS (políticos, empresários e jornalistas) que demandam há capital. Para mim o cúmulo do descaramento é o convite ao energúmeno (também nortenho) e bacoco que destila ódio (João Malheiro) contra o FCP e JNPC, já para não falar que contínua a receber as suas 30 moedas de prata do pasquim rascord. Tudo isso para nunca obstaculizar um regresso ao ninho da capital. Não conheço o contracto que liga o FCP ao PC, mas recordo muito bem as palavras do presidente JNPC e por esperava, como referiu várias vezes que o PC fosse voz do Norte e do resto país contra a macrocefalia de Lisboa e por isso a minha deceção e só acompanho alguns programas (alguns já anteriores a JM).
    Quanto aos comentários de alguns fazedores da propaganda a favor dos clubes da capital, o que dizem, escrevem sobre JNPC e sua direção, Fernando, Lucho… só se destinam atacar e denegrir o FCP. Surpreende-me que muitos ditos portistas embarquem na jogada e não tenham ainda percebido que os tempos são outros. Hoje cada vez mais o futebol regesse pelos interesses financeiros dos intervenientes (jogadores, empresários, representantes, advogados.) e os exemplos que temos recentes são um bom exemplo e contra isso é muito difícil combater. Da minha parte nunca deixei de acreditar nos nossos dirigentes e sei que também eles são humanos e por vezes erram. FELIZMENTE PARA OS PORTISTAS OS ERROS SÃO RAROS E RAPIDAMENTE SÃO CORRIGIDOS.
    Desculpe-me este excesso e um bem aja pelo serviço que presta ao PORTISMO

    ResponderEliminar
  10. Silva Pereira07/02/14, 20:25

    Pesso desculpa mas o cmentário que enviei não tinha o seu destino. Foi um erro meu

    ResponderEliminar
  11. Pedro Gavetinha09/02/14, 10:59

    Li esta opinião que me parece digna de atenção:

    O modelo actual é o mais confortável para o clube, envolve menos custos e riscos. Qualquer alteração do modelo vai envolver sempre mais dinheiro e um risco maior.

    A titulo de exemplo, a benficatv, antes de ser em sinal fechado, custava ao clube cerca de 4 milhões de euros \ ano (a juntar ao investimento inicial que rondou os 3 milhões de euros). Limitava-se a dar jogos da formação, jogos das modalidades, noticias e programas de debate (acho que era algo deste género a que te referias, para o Porto). O objectivo era recuperar esse investimento através da publicidade no canal, o que era irrealista.

    Portanto, para o Porto, os custos de um modelo semelhante não deveriam andar muito longe dos 4\5 milhões de euros ano. Do qual pouco recuperaria em publicidade. Um passo difícil de dar, na minha opinião, particularmente quando se tem uma estratégia a longo prazo que assenta na redução dos custos operacionais.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...