15 janeiro, 2010

Petição à toa, é Petição inócua

A recente Petição lançada na Net por alguns portistas "Investiguem o Apito Encarnado", mereceu alguns reparos, dada a forma pouco cuidada como foi elaborada, o que me levou a questionar o Site de Petições sobre a sua objectividade.
A resposta aqui vai:
Assunto: Petição Pública

Caro Rui Valente,

O site Petição Pública apenas fornece alojamento gratuito de Petições.

As Petições criadas são da responsabilidade dos seus autores.

No entanto uma Petição para ser entregue aos órgãos de soberania nacional necessita para além do Nome Completo,
também do número de B.I. e a Localidade do signatário. Só após 4000 assinaturas válidas a mesma pode ser entregue.

Neste exemplo que nos remeteu, a Petição não reúne as condições necessárias para ser entregue à Assembleia da República,
no entanto não deixa de ser uma manifestação de descontentamento ou uma chamada de atenção do seu autor, mas a mesma não pode ser considerada válida para a Assembleia.

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, não hesite em contactar-nos.

Melhores Cumprimentos,
Petição Pública
www.peticaopublica.com

Nome:Rui Valente
Email:
Descrição:Não é um comentário, é um pedido de esclarecimento.

Apercebi-me só depois de ter assinado a petição "Investiguem o Apito Encarnado" que a mesma é dirigida ao Ministro do Desporto, cargo que pelo que sei não existe no actual Governo. Há sim, um Secretário do Estado para o Desporto (Laurentino Dias). Assim sendo, receio que a referida petição nem sequer reuna as mínimas condições formais para ser devidamente considerada.
Agradeço informação sobre estas dúvidas.

Obrigado e boa tarde
---------------

Tenham um bom fim de semana

Petição online pró Processo Apito Encarnado

Do que é que os bloguistas portistas esperam para assinar a petição para exigir a investigação do processo Apito Encarnado? Querem que lhes levem "o pequeno almoço à cama"?
Eu sou só o Nº.50, e não tenho um blogue exclusivo para o futebol... É muito pouco. Comuniquem uns aos outros a iniciativa. Vamos lá embora, malta. A petição está aqui: http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N1050
Observação!
Chamo a atenção para quem tomou a iniciativa de promover esta Petição para os termos em que ela foi colocada, de que não me dei conta em tempo útil, com os quais discordo. É exigida a cadeia para os dirigentes do SLB, que embora a possam vir a merecer, uma petição não pode ser um julgamento público, porque isso foi precisamente o que fizeram com Pinto da Costa.
Quanto a exigir-se uma investigação célere e séria sobre caso Apito Encarnado, estou 100% de acordo. Além disso, a Petição louva-se, mas está muito mal redigida e direccionada. O Ministro dos Desportos, como saberão, não existe mas sim o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, que é. Laurentino Dias. De qualquer modo, agora já está.

"DIREITA OU ESQUERDA" ou antes "ESPERANÇA OU DESCRENÇA" ?

As eleições presidenciais ainda estão longe,a quase dois anos de distância,mas parece que políticos e imprensa não têm nada de mais importante a tratar,e então entretêm-se a inventar candidatos. Acentua-se se eles são de "esquerda" ou de "direita". Pessoalmente esta etiquetagem deixa-me menos do que indiferente. Penso que a maioria das pessoas não são etiquetáveis como se fossem uma espécie zoológica que é preciso classificar cientificamente. Quase todos temos convicções diversas que normalmente representam posições políticas híbridas,isto é, que não se enquadram em rigorosas divisões mais ou menos artificiais.

A que propósito vem esta espécie de filosofia barata? Tem apenas a finalidade de destacar quanto me deixa indiferente, no tocante ao meu sentido de voto, que um presidente ou um governo seja rotulado de direita ou de esquerda. Gostaria sim que esta dicotomia fosse outra, que os candidatos em presença se distinguissem entre os que querem manter esta democracia podre e perversa em que vivemos, e os que tivessem em mente dar uma valente vassourada nas teias de aranha que envolvem a vida política do país. Não pediria, por impossivel, que os nossos políticos se transformassem milagrosamente em seres humanos só com virtudes. Pediria apenas que melhorassem os seus niveis de competência, que a noção de serviço público se sobrepusesse aos interesses corporativos, aos interesses do partido a que pertencem, e sobretudo aos seus interesses pessoais. Por outras palavras, políticos que "servissem" em vez de "se servirem". Políticos que passassem de ocas promessa eleitorais, a promessas mais modestas mas exequiveis. Políticos que confessassem claramente aos portugueses que a nossa Justiça é uma vergonha, e que melhorá-la passaria a ser um grande desígnio nacional. Que reconhecessem que o actual ensino teria de passar a produzir jovens preparados para valorizar o país, em vez da actual política educacional de facilitismo que visa apenas trabalhar (enganosamente) para as estatísticas europeias, "fabricando" impreparados jovens, especialmente os que se limitam ao ensino obrigatório. Políticos que - last but not the least- reconhecessem também que o actual modelo de desenvolvimento económico baseado no crescimento de apenas uma região -Lisboa e Vale do Tejo- acompanhado por um sistema político ultra-centralista, além de profundamente injusto, provou já a sua inadequação ao crescimento do país como um todo. Políticos que reconhecessem que não há sistema mais ameaçador da unidade nacional do que aquele em que vivemos actualmente, e que pensassem na Suissa, país mais pequeno que o nosso, e que no entanto é uma confederação de Regiões, que tem conseguido manter integral a sua unidade, a pesar de rodeado por gigantes (França,Itália,Alemanha) que não desdenhariam deitar-lhe a mão se tal fosse possivel.

Um partido cujo programa andasse à volta destes temas, e de outros igualmente relevantes, despertaria certamente o interesse e o entusiasmo dos portugueses, sem o que continuaremos a vegetar nesta "apagada e vil tristeza" que acompanha a nossa queda num plano inclinado, até profundezas das quais não temos ainda perfeita noção.

Fundamentalmente estúpidos

«Nos anos em que a prova se realizou no Norte a responsabilidade pela angariação de patrocínios ficou a cargo de uma empresa privada. Mas em Lisboa esse risco ficou do lado das autarquias e da ATL»
 «Santana diz que já não pode haver corrida da RedBullno Tejo e acusa Costa de "enorme irresponsabilidade"» - Público.pt

Mas não é esse o padrão? 40% do PIB regional de Lisboa é directamente gerado pelo estado e é a região com a mais desequilibrada balança externa. As oligarquias lisboetas há muito que vivem há custa da "pimenta". Quando falta a "pimenta", parasitam o país. Mas o principal problema deles - e nosso! - nem é sequer serem centralistas. É serem, como li algures, «fundamentalmente estúpidos» porque vão acabar por destruir o país e um dia acordarão isolados numa cidade excêntrica aos eixos populacionais na Ibéria.

13 janeiro, 2010

As sátiras do centralismo

Clicar sobre a imagem para ler
Luís Filipe Vieira [ao telefone com Ricardo Costa, presidente da comichão indisciplinada da liga]:
- Estás lá, Rica? É o Orelhas, o teu patrão. Ouve lá, quero que arranjes rapidamente forma de castigar mais uma meia dúzia de jogadores do Porto. Só dois, é pouco!
Ricardo Costa, responde:
- Porra pá, já não te bastam essas orelhas de abano para pareceres um burro? Tu não sabes que as coisas não podem ser assim, que têm de ser bem feitas, que tenho de fazer de conta que sou sério? Qualquer dia correm comigo da Liga e depois queixa-te.
LFV:
- Já fizeste coisas bem piores e não houve problema. Os gajos ladram mas não mordem. Estás com medo?
RC:
- Um justiceiro nunca tem medo. Enquanto te chegares à frente para fazer as trafulhices que me encomendas arranja-se sempre coragem...
LFV:
-Tens de castigar mais uns quantos do FCP, porque o Hulk e o Sapunaru não chega. Sabes como os gajos são, podem vergar mas não torcem. Olha, escusavas de fazer fitas com essa merdice de nos instaurares um processo. Mil euros são sempre mil euros.
RC:
-Já te disse que tenho de fingir que sou imparcial, os gajos já começam a falar demais. Posso ser minhoca mas tu também não és nenhum santo...Já te esqueceste como ficaste rico? Não foi só com os pneus, não é...
LFV:
-E não foi, seu jurista de meia-tigela?
RC:
-Foi, mas recheados com muita «drogaria» e da pesada, tu sabes! Eh, eh, eh...
LVF:
-Sei, sei. E sei que temos as costinhas bem quentes. Aquilo de apoiar a recandidatura de Sócrates tem de render juros. Nós somos 10 milhões, não é...
RC:
-Já vais nos 10 milhões pá? Isso é o total da população portuguesa, também não precisas de exagerar.
LFV:
-Quem come 6 milhões, come 10. Temos toda a comunicação social na mão, por isso, a peta pega depressa.
RC:
-Deixa-te de tretas e vê mas é se convences os teus jogadores a darem menos cacetada porque assim é complicado continuar com o nosso SLB ao colo. Já não sei que mais inventar para castigar aqueles fdp. Ainda por cima são a equipa mais disciplinada do Campeonato. Temos cá um azar...
LFV:
-Tá bem, mas vê se arranjas forma de na próxima jornada castigar mais alguns. Se pudesses «arrumar» com o Varela, o Falcão, o Bruno Alves, o Fuci...
RC:
-Pára, imbecil! Queres que castigue a equipa toda? Tenho de parecer sério, já te disse!
LFV:
-Tento na língua, menino, o patrão da Liga sou eu! Então, não podias castigar, ao menos, três jogadores?
RC:
-Todos de uma vez? Estás mas é doido.
LFV:
-Tem de ser, inventa uma Lei qualquer, tu és bom nisso.
RC:
-Por exemplo?
LFV:
-Olha, castiga-os pelas cores do equipamento.
RC:
-Como assim?
LFV:
-Tu és muito criativo, inventa.
RC:
-Hum... deixa ver. Posso alegar que as riscas têm de ser encarnadas para se verem melhor...
LFV:
-É isso. Assim, arrumámos de vez com os gajos e o Campeonato está no papo.
RC:
-Espera lá, estamos a esquecer-nos do Braga, pá! Os gajos ainda vão à nossa frente, porra!
LFV:
-Faz-lhes o mesmo.
RC:
-O quê?
LFV:
-Inventa outra Lei.
RC:
-Já sei. Mando pintar-lhes o equipamento de azul e branco. Assim, sempre podemos criar mais confusão. Se fizerem asneiras podemos castigar os dois clubes ao mesmo tempo. Que achas?
LFV:
-Genital, Ricardo, és o mázimo!
RC:
-Não é genital pá, é genial! Além de analfabeto deves estar com os copos... É máximo que se diz, atrasado mental!
LFV:
-Ok, ok, não precisas de insultar...
RC:
-Então, está combinado! Agora vou para a Liga tratar de «legalizar» o nosso Campeonato. Chau!
Nota do RoP
Humor com humor se paga.

12 janeiro, 2010

Pinto da Costa. O guerreiro estará de volta?

O que vou dizer é pouco simpático para a classe política e para todos aqueles que se governam na sua sombra, mas, para mim é um facto: não há nenhuma figura pública a nível nacional que admire tanto como Pinto da Costa. Isto, dito assim, é perfeito para encontrar na caixa de comentários um rol de "piropos" da parte dos inimigos de PC e mesmo daqueles que não o sendo se auto-convenceram de uma relevância que não possuem.
O apreço que tenho por PC está directamente ligado à total ausência de gente empenhada, aguerrida e defensora de causas. Só tenho pena é que PC, não possa ter vocação para outras "artes" que não a de dirigente de futebol, porque não lhe falta talento e capacidade de liderança para meter num bolso a colossal montanha de dirigentes políticos incompetentes que o 25 de Abril pariu. Nem um se aproveita! Nem sequer um Governo que tenha feito - ainda que episodicamente - pelo país o que PC fez pelo FCPorto, apesar da preciosa colaboração de José Maria Pedroto e de toda a gente de quem se rodeou.
Mas, será que [como alguns parecem espectar] Pinto da Costa só merecerá o reconhecimento das suas qualidades específicas se carregar consigo as virtudes que nem ele, nem nenhum outro homem do Mundo possui? É claro que não, porque estamos a falar de surrealismo. Não há ninguém [com o mínimo de saúde] completamente bom em todas as áreas, nem ninguém absolutamente incapaz. Há, sim, uns que são melhores do que outros. Por isso, quando falo em PC, e digo que o admiro, não estou necessariamente a afirmar que não hajam pessoas avulsas altamente qualificadas nas suas actividades profissionais, porque conhecemos alguns casos - nomeadamente na ciência, literatura e no desporto -, estou a referir-me a alguém que comanda tão só um clube de futebol, que é por coincidência a modalidade desportiva mais apreciada do Mundo e a que mais paixões [e ódios] suscita.
Se compararmos PC com qualquer político contemporâneo, não conseguimos descobrir um único que tenha sido capaz de constituir um governo suficientemente sólido e competente com reflexos imediatos na qualidade de vida do país. Nem antes, nem depois do 25 de Abril. Em Portugal, na história contemporânea, ainda não tivemos o orgulho de poder reconhecer que, do ano X ao ano Y, a maioria da população portuguesa viveu bem. Sempre vivemos com a maldita "crise" às cavalitas para servir de lixívia à inoperância dos governantes.
Pinto da Costa, conseguiu fazer aquilo que nenhum Governo fez: ombrear e mesmo superar países mais ricos e desenvolvidos. Se compararmos os orçamentos das equipas espanholas, inglesas ou italianas mais pobres com as do FCPorto, verificamos que têm quase todas muito mais dinheiro e no entanto o FCPorto já conseguiu vencer competições às mais ricas!
Alguma vez teremos a alegria de poder dizer o mesmo do nosso país e dos nossos governantes? Tenho a certeza que não! Contudo, o Luxemburgo, um minúsculo país com 2. 586 km2 e 500.000 habitantes, é "simplesmente" o país com o maior PIB do Mundo! Nós, temos 10 milhões de habitantes, uma área 92.090 km2 [quase 40 vezes maior], e o registo "glorioso" do país com o PIB mais baixo da Europa Ocidental...
Habitualmente, os governantes desculpam as suas incapacidades com o poderio económico dos outros países [o melhor paradigma é o da vizinha Espanha], mas esquecem-se do Luxemburgo... Já estamos habituados, ou não fossem "eles" do país do fado.
Ontem, Pinto da Costa, fez um convite público às autoridades "nacionais" para investigarem o Apito Encarnado. Veremos se vão continuar a fazer como o macaco da lenda: a não ouvir, não ver, nem comentar...
Benvindo à luta Pinto da Costa. Estamos contigo.

11 janeiro, 2010

Eu sou patriota...

Caros portuenses,

Numa época de profunda crise económico-financeira, de desemprego,em que a região Norte em geral e o Porto em particular, têm gozado à tripa fôrra de todo o tipo de apoios e fundos comunitários solidariamente concedidos pela parte do Governo Central, sinto-me no dever de, como patriota dos sete costados, retransmitir a notícia veículada pelo JN de hoje numa das páginas dedicadas à cultura: o festival de música Rock in Rio, faz hoje 25 anos e regressa em Maio, a Lisboa!
Revelando um elevado senso de equidade e coesão nacional [como «delira» o Miguel Sousa Tavares], a próxima edição do evento será realizada em Lisboa! A 1ª. foi em 2004, em Lisboa, a 2ª. foi em 2006, em Lisboa, a 3ª. foi em 2008, em Lisboa, e a deste ano vai realizar-se em Lisboa... Se juntarmos a este evento - que mobiliza centenas de milhares de pessoas e que gera dez mil empregos directos e 15 mil indirectos -, o Air Race R. B., em Lisboa, teremos fortes razões para rejubilarmos com o sentido patriótico dos nossos governantes.
Por essa razão, queria pedir-vos que se unissem em torno deste nobre acontecimento e que, juntamente com as vossas mulheres e família, começassem a fazer algumas economias para poderem assistir a este galáctico espectáculo sem se esquecerem do dinheirinho para a viagem e estadia...
Por favor, não faltem. O Jornal de Notícias recomenda e a cidade do Porto também...
Ps-Não se esqueçam p.f. de levar o cãozinho e o piriquito. Quantos mais, melhor. Lisboa agradece e os Gatos Fedorentos também.

O Twitt de um tipo de baixo carácter e mentalidade preconceituosa e ressabiada





Fiz questão de lembrar a este senhor que há quem seja mais especialista em incendiar autocarros.



Deste meu post não se depreenda que sou defensor dos actos abjectos que os chamados super dragões variadas vezes têm protagonizado. Só não posso é com crápulas de mentalidade preconceituosa e selectiva.