30 janeiro, 2010

Humilhados e Ofendidos

Já há quase dois anos que aqui referi as poucas vergonhas que rodearam o financiamento do estádio do benfica. Baseei-me em revelações feitas por Miguel Sousa Tavares, a quem a C M de Lisboa sempre recusou facultar cópia dos contratos entre a edilidade e o benfica, mas que ele conseguiu através de outra fonte. Foram assim revelados os atropelos cometidos, os favores ilegais concedidos ao clube, as infracções lesivas do interesse público. Porque se tratava do clube do regime, a comunicação social furtou-se a dar relevo ao assunto. A mesma CS que, não se esqueça, atacou repetidamente o FCP e o crucificou na praça pública, com a alegação de ter sido beneficiado pela CM do Porto ( no tempo de Fernando Gomes e de Nuno Cardoso) aquando da construção do Dragão. Não posso esquecer também que estes ataques foram criados e estimulados por Rui Rio, na sua ânsia de protagonismo pessoal e de ódio ao FCP.

As instituições judiciais às vezes surpreendem-nos, mas a verdade é que o assunto voltou à baila, desta vez baseado em inquéritos da Inspecção Geral de Finanças e (mais significativo) da PJ, que concluem pela existência de ilìcitos no financiamento do benfica. Tendo em conta experiências do passado, possivelmente não dará em nada, e certamente que a CS tratará de não fazer ondas e de deixar cair o assunto o mais discretamente possivel, como é habitual. Prevejo que a impunidade e a protecção mafiosa ao clube do regime vão continuar, mas nós, portistas
continuamente humilhados e ofendidos, temos a obrigação de dar o maior relevo posssivel às escandalosas e ilegais facilidades concedidas aos auto-intitulados paladinos da transparência, que se traduziram num roubo de 65 milhões de dinheiro público.

Este post pretende ser uma pequena contribuição a essa finalidade.

27 janeiro, 2010

Pinto da Costa punido por falar...Ah, ah, ah, ah!

Bem, já não há adjectivos para qualificar a baixeza e falta da carácter do Presidente da Comissão Indisciplinada da Liga. É o cúmulo da afronta. Só lhe falta soltar os cães sobre Pinto da Costa!
Se eu fosse Pinto da Costa, a partir de agora não me limitava a falar, berrava! Dava entrevistas em tudo o que é jornal e televisão - para os ajudar a subir a facturação - e esperava para ver o resultado...

É urgente de uma vez por todas testar a autoridade deste vigarista e de quem lha tem facultado. Assim, será mais simples descobrir o rosto de quem lhe tem largado a rédea para andar à solta como um cão vadio [sem ofensa para os cães vadios].

A partir daqui vale tudo.

Não digam que não avisei o sr. Presidente da República.

26 janeiro, 2010

Sentir, não é especular nem espectacular

Posted by Picasa

Clicar sobre a imagem para ler
[extraído do JN/Sérgio Andrade]

A solidariedade da Hipocrisia benfiquista...ou

... dois em um? Toma lá "solidariedade" mais um pacote de publicidade.
Viram o que eu vi? Viram como se monta o maior espectáculo de hipocrisia dentro de um estádio de futebol sob a capa de solidariedade? Não? Pois, aconteceu ontem com a máxima pujança, no diabólico estádio da Luz. Pouco tempo antes, tinham insultado, provocado jogadores do FCPorto e apedrejado o carro onde seguia Pinto da Costa. Não o mataram porque não calhou, mas pela avaliação que costumam fazer sobre as asneiras próprias, devem ter considerado o acto uma simples brincadeira inconsequente... Uns mêses antes, tudo fizeram para prejudicar o FCPorto e ganhar o Campeonato na Secretaria da UEFA. Conspiraram, filmaram, produziram livros, tudo fizeram para destruir o nosso clube. Num passado ainda recente partiram a cabeça a um jogador nosso de hóquei em patins, e nada. Incendiaram um autocarro do nosso clube, tudo dentro da normalidade... Qual investigação, qual punição qual quê. É contra gente do Porto, podem malhar à vontade.
Há certos puritanos [que se dizem portistas] que pensam que isto se resolve fazendo como a avestruz, enfiando a cabeça no buraco e deixá-los continuar a malhar. Nós é que não podemos reagir. Quem provoca e agride primeiro passa, quem reage come. Ou então, o que é mais patético, sugerem que esperemos que seja a Justiça a resolver estes assuntos. Então não resolve? Tem-se visto, e provado... Neste caso, fazem de conta que não percebem que em Portugal a Justiça anda de rastos e que está completamente minada por gente ligada ao Benfica responsável pela divulgação das escutas e do segredo de Justiça. Mas, fazem de conta que não percebem... Estranhos moralistas estes.
Na justiça desportiva, é a mesma coisa. Na liga temos um homem promíscuo, do partido de Rui Rio, a "liderá-la", e que é [imagine, Sr. Rui Rio], simultâneamente Presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis... Curioso, andarei a ouvir mal, ou será que ainda não ouvi mesmo o Dr. Rui Rio a pronunciar-se sobre esta promiscuidade? Tudo simples coincidências ou silêncios com enigmas?
Sou uma pessoa, como qualquer outra. Tenho sentimentos afectuosos e ácidos. Procuro geri-los o melhor que sei tentando ser uma pessoa "normal". O que não serei nunca é hipócrita, ou politicamente correcto, que vai dar ao mesmo.
No post anterior, escrevi o que me vai na alma, e não estarei enganado se advinhar que o meu sentimento é partilhado por milhares de portistas [e não só]. Neste momento, nenhuma castástrofe em Lisboa me levaria a dar um só passo para os ajudar. A minha generosidade, não é cega nem surda, é racional. Nunca estenderei a mão a quem me tentou assassinar, mesmo que indirectamente. Isso, é para as novelas.

25 janeiro, 2010

Haiti, Lisboa, e os castigos de Deus...

No rescaldo da tragédia do Haiti, a multidão de sobreviventes reuniu-se junto aos destroços num acto redentor de fé cristã para pedir perdão a Deus. Ouviam-se pessoas, muitas das quais porventura inocentes, arrependidas a rezar e clamar perdão pelos crimes cometidos.
Antes do terramoto, reinava a violência e a criminalidade nas ruas de Port aux Prince e era tanta e tão frequente que levou a população a atribuir à calamidade um castigo de Deus.
Mal comparando, subitamente, dei comigo a fazer uma analogia do "peso de má consciência" haitiano com o do lisboeta caso o terramoto de 1755 tivesse agora outra réplica. Lisboa, está situada numa zona de alto risco sísmico.
Neste momento, nem numa tragédia dessa dimensão seria capaz de lhes estender a mão. Os meus sentimentos com aquela parte do país estão na fronteira entre o desprezo e o ódio. Não tenho como escondê-lo, nem quero.
Oxalá, a má sorte dos haitianos não se repita em Lisboa, porque não serei eu que darei um passo para os ajudar, ao contrário do que faria com qualquer povo, em qualquer lugar do Mundo, até a um animal.
Duvido mesmo, que numa hora trágica como essas, o medo ou a cobardia lhes despertasse a humildade para reconhecer as malfeitorias escabrosas que andaram a fazer ao resto do país, principalmente ao Porto e ao Norte.

A alternativa dos gestores

Um artigo no PUBLICO de ontem focava a actual organização da CP e as suas consequências para os utentes. Há uns anos a empresa resolveu dividir-se em quatro "unidades de negócios" que funcionam numa lógica de empresas distintas e, pior do que isso, de costas voltadas umas para as outras . São elas : CP Lisboa, CP Porto, CP Regional, e CP Longo Curso. Um dos exemplos dados pelo estudo efectuado pelo jornal, refere-se a uma viagem entre o Bombarral e Vilar Formoso, que há 40 anos demorava 10 horas e fazia-se com apenas um transbordo, e que hoje demora 14 horas e implica utilizar cinco comboios! Outra situação corrente é a impossibilidade de adquirir um único bilhete para viagens que terminem na área duma unidade de negócios diferente daquela em que se iniciou. A CP parece achar natural que cada uma delas venda apenas a fracção da viagem que lhe corresponde. Aliás isto nem sempre é assim, pois pode acontecer que de A para B tenha de se comprar vários bilhetes parcelares, mas no regresso de B para A o utente tenha a boa surpresa de ter a possibilidade de poder adquirir uma única passagem! Será facil imaginar todos os incómodos resultantes da existência de quatro empresas, num território minúsculo como é Portugal, que não se preocupam em sincronizar a sua oferta de serviços , isto para já não referir o capítulo da eficiência. Do ponto de vista de estricta gestão, é possivel que a existência destas unidades de negócios tenha vantagens, mas não houve capacidade de evitar as consequências negativas para aqueles para quem a CP é suposta trabalhar: os seus utentes. Também não se vê preocupação em corrigir o que está mal. E depois queixa-se a empresa de perder passageiros!

Há quem pense que não se deveria levantar problemas deste tipo, que seriam atitudes "derrotistas" próprias de mentes que exultam com o "bota-abaixo", e se comprazem em vincar "os aspectos negativos da realidade" , em vez de realçar o que temos de bom. Será assim?

Eu vejo a questão de um modo muito simples. Em termos simplificados, as pessoas que são nomeadas para dirigir empresas estatais de serviço público como é a CP, têm dois caminhos à sua frente. Ou:
a) Procuram fazer uma gestão profissional de qualidade que, sem descurar o aspecto económico do negócio, tenha como uma das principais finalidades a oferta aos seus clientes de um serviço com um mínimo de qualidade.
Ou:
b)Interessam-se basicamente pelo benefício dum salário normalmente desproporcionado com a realidade económica do país, mais as generosas mordomias que incluem gratificações princepescas ao fim do ano, e fazem a sua comissão de serviço calmamente, sem stress, sabendo que, façam as asneiras que fizerem, terão como recompensa adicional uma ulterior transferência para uma "teta" ainda maior. Pergunto. Qual destas duas é a atitude certa? A resposta fica ao critério de cada um.

APELO AOS COMENTADORES DESPORTIVOS PORTISTAS

Caros portistas, portuenses e amigos,

Rui Moreira, Pôncio Monteiro, Guilherme Aguiar, Manuel Serrão* e José Fernando Rio*, colaboradores dos seguintes programas desportivos:`
Trio de Ataque / RTPN, Prolongamento /TVI24, O Dia Seguinte /SICNotícias e A Bola é Redonda/ Porto Canal*

Até ao momento em que lerem ou tiverem conhecimento do teor deste post [que não posso saber quando será] considero-vos portistas, portuenses e amigos. Desenterrarei inevitavelmente o "machado da paz" se verificar que continuam a participar nos próximos programas como se nada de anormal e grave tivesse acontecido com o nosso clube
Creio ser chegada a hora [já tardia, quanto a mim] de tomarem uma posição conjunta de repúdio por tudo quanto continua a ser feito contra o FCPorto, adeptos e dirigentes. Essa posição só pode ser o abandono das vossas prestações nesses programas. Tenham paciência, esqueçam por algum tempo os cachets, porque o dinheiro não é tudo na vida, nem se pode substituir a questões de carácter e de honra.
No actual contexto, a manutenção da vossa presença em tais programas, ao contrário do que possa parecer, não será mais um sinal de solidariedade dos interesses do Futebol Clube do Porto, mas tão só uma mera manifestação de cumplicidade na realização de um circo criado para vos ridicularizar e ridicularizar o nosso clube. Por mais que se esforcem, as vossas opiniões embora livres acabam sempre por ser distorcidas em benefício dos clubes centralistas, o vosso tempo de antena é frequentemente manipulado a bel prazer das régies e os senhores parecem não se importar. Essa manipulação poderá, em certos casos, não ser muito evidente, mas noutros é-o, e de modo despudorado. Os vossos argumentos podem ser bons, mas são logo arrazados no programa ou noticiário seguinte com mais uma notícia venenosa sobre o nosso clube. Os senhores, não estão entre amigos e parecem não acreditar nisso.
Esta política cínica de contra-informação só não acontece no Porto Canal, [pelo menos, por enquanto], razão pela qual considero ser a única estação de televisão e o único programa do género onde vale a pena manter a colaboração dos adeptos portistas.
Se entenderem levar a ideia avante, podem estar certos que não passará de dar um passo atrás para dar dois ou três mais adiante e prestarão com isso um precioso contributo ao nosso clube. Se continuarem, não só acabarão por perder credibilidade junto da massa associativa e adeptos, como serão ridicularizados.
Decidam-se. Em nome do FCPorto.


Post aberto ao Sr. Presidente da República

Exmo. Sr. Presidente da República,
Parti de um raciocínio simples para me dirigir a V. Exa.
Se o YouTube serviu para publicar escutas de conversas que estão sob segredo de Justiça, a blogosfera também pode servir para me dirigir ao Presidente da República sem grandes formalidades e - o que é mais importante para mim -, sem pesos na consciência de cometer qualquer ilegalidade.
Se V. Exa. pretende terminar o seu primeiro mandato no cargo mais alto da hierarquia nacional provando aos portugueses que Portugal é o tal país uno e coeso que gosta de citar nos seus discursos, faça-lhes um favor: demita imediatamente o senhor Procurador Geral da República.
Estatutariamente, em Portugal, a figura de V. Exa. pouco mais é do que simbólica, mas assim mesmo dispõe de alguns poderes, sendo seu dever cumprir e fazer cumprir as funções que a Constituição lhe conferem. O ponto1 dessas funções diz o seguinte:
«O Presidente da República é o Chefe do Estado. Assim, nos termos da Constituição, ele "representa a República Portuguesa", e é o Comandante Supremo das Forças Armadas.
Como garante das instituições democráticas tem como especial incumbência a de, nos termos do juramento que presta no seu acto de posse, "defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa.»
Reza também no ponto 3 dessas funções que:
«No plano das relações com a Assembleia da República, o Presidente da República pode dirigir-lhe mensagens, chamando-lhe assim a atenção para qualquer assunto que reclame, no seu entender, uma intervenção do Parlamento.»
Considerando a extrema gravidade do cenário repetido de violência contra dirigentes e jogadores do Futebol Clube do Porto cada vez que se deslocam a Lisboa, sem que as autoridades civis e desportivas tomem as respectivas medidas de segurança, de repressão e investigação, contrariamente ao que acontece quando os suspeitos de actos semelhantes são supostamente adeptos do FCPorto, começa a ser escandaloso o silêncio a que são remetidos tais actos por parte das instâncias judiciais.
Caso V. Exa. continue a distanciar-se destes acontecimentos como se não tivessem ocorrido, será de sua exclusiva e única responsabilidade toda e qualquer manifestação revanchista de violência que eventualmente possa emergir quando a equipa e os dirigentes do Benfica visitarem o Porto para disputarem os jogos do campeonato.
Acresce - caso V. Exa. não tenha ainda percebido -, que há um homem com funções directivas e disciplinares na Liga Portuguesa de Futebol, que deveria ter sido há muito exonerado do cargo por ser pessoa altamente sectária e desonesta para o exercício do cargo, por ter semeado ódio e violência inerentes às decisões discriminatórias que tem tomado contra o FCPorto, que raiam o foro da provocação e da criminalidade pura. Este homem devia estar na cadeia. Chama-se, caso não o saiba, Ricardo Costa.
Recorrendo ao articulado 3, pode V. Exa., se o entender, enviar à Assembleia da República um aviso sério sobre estes acontecimentos exigindo mesmo intervenção parlamentar. Se não o fizer, será V. Exa., como acima afirmei, o responsável maior por todas as consequências do que puder vir a acontecer.
A opção, está nas suas mãos.

24 janeiro, 2010

Correio do Leitor /JN (enviado por Renato Oliveira)

Data: 01/23/10 22:43:52


ASSUNTO: Página do Leitor


O PAÍS E O DESPORTO ESTÃO NO CAOS

Afirmou o presidente do benfica que o mesmo é Portugal! Será por isso que o País está no estado em que está?

As atrocidades que a equipa do regime vai fazendo sem que os doutos inteligentes da c.disciplinar da liga de Futebol, seja capaz de os parar, como os ataques nos túneis, mesmo dentro do terreno de jogo e através da comunicação social, onde se atira para os YouTube, através do canal vermelho, como no antigo regime, escutas que deviam estar há muito tempo destruídas, de acordo com o sr.PGR!

Entretanto, a comissão disciplinar da liga de futebol decide o caso do túnel vermelho até final de… Fevereiro!!!

Quer dizer, Hulk e Sapunaru não têm direito ao emprego? Onde está o senhor do sindicato?Os mesmos estão suspensos preventivamente há mais de 1 mês e deverão assim continuar, na melhor das hipóteses,por mais dois meses!!!

Durante um jogo de futebol, jogador que dê uma cotovelada no adversário, se não for jogador do benfica (porque atépode dar pontapés no adversário durante o encontro que não é penalizado), é expulso e leva 2 jogos de castigo (15 dias)!

No caso do túnel, dizem os douto-disciplinadores, a pena pode ir até 18 meses!!!

A PIDE NÃO FARIA MELHOR!!!

E já agora que falamos em escutas, pergunto se haverá no País um “cérebro” que coloque no YouTube, as escutas feitas a L.Filipe Vieira, com este senhor a escolher árbitros e decidir mudar de terreno de jogo do Estoril para o Algarve, entre outras “manigâncias” que eventualmente, no futuro, se irão descobrir?

Até no futebol o CENTRALISMO quer dominar contra o único baluarte do futebol português, que por sinal se encontra na região Norte e na cidade do Porto!

Mas duma coisa podemos ter a certeza, o terreiro do paço nunca vergará o povo do Porto e do Norte!

Renato Oliveira

Porto