06 maio, 2011

INFORMAÇÃO DO MOVIMENTO PRÓ PARTIDO DO NORTE

Caros membros e simpatizantes do MPN,
com o início da pré-campanha do PDA (em cujas listas iremos concorrer aos distritos do continente - Norte), aproveitamos para informá-los das novidades gráficas, que podem partilhar pelos vossos contactos. Da lista em anexo fazem parte uma tshirt, os cartazes de exterior, e o novo panfleto (agora com frente e verso).
Não percam hoje, às 21h, no Telediário do Porto Canal, uma intervenção do PDA-N.
Contamos com todos neste momento crucial!

Movimento Partido do Norte


Falta de respeito

A Unicer, fabricante da cerveja Super Bock, é uma empresa portuense, sempre tem sido, tanto pela localização das suas instalações (agora no Grande Porto e anteriormente em Júlio Diniz ) como pela sua longa tradição de empreza nortenha. Esta constatação não a impede de ter comercialmente âmbito nacional nem de ter uma composição accionista em que o capital português já não é maioritário. Seja como for, é basicamente olhada como uma empreza nossa, portuense, e esta percepção tem dezenas de anos, vem do tempo em que a Unicer não existia e a empreza se chamava Companhia União Fabril Portuense (nada a ver com a CUF). Lembro-me perfeitamente, era eu rapazola, que nesse tempo já só bebia Super Bock ( que aliás, diga-se de passagem, tinha um rótulo de enorme beleza, mais tarde substituido pelo "cinzentismo" do actual).

Há alguns poucos anos, os accionistas resolveram nomear presidente executivo o sr. António Pires de Lima, que parece ter tido alguma experiência numa indústria de bebidas do sul, além de ter sido dirigente do CDS-PP. O sr. Pires de Lima terá feito todo o seu percurso pessoal e profissional em Lisboa, e segundo creio continua a residir lá.

Não quero ser fundamentalista ao ponto de afirmar que empresas nortenhas só deveriam ter gestores nortenhos, embora pense que estes deveriam ter prioridade em igualdade de condições. Mas o que não posso deixar de pensar é que se vai buscar-se um gestor de fora da nossa região, ele terá de respeitar a identidade da empreza e as suas tradições,terá de respeitar o seu passado. Ao fim e ao cabo, isto não é território colonizado! Ou talvez seja...!

A Unicer acaba de criar uma nova cerveja, e segundo a imprensa noticiou, o seu lançamento nacional foi feito num hotel...em Lisboa! Pessoalmente sinto isto como um insulto. O lançamemto de um produto da Unicer tem de ser feito no Porto! Poderá dizer-se que a região de Lisboa representa uma fatia importante no mercado da Unicer, mas então se querem dispensar-lhe um tratamento VIP, façam lá uma cerimónia especial, tão luxuosa quanto entendam, mas não lhe chamem lançamento nacional porque, repito, esse previlégio deveria ter ocorrido previamente no Porto.

E não me venham falar de globalização! Por exemplo, whiskey faz-se em vário locais, mas os escoceses têm total orgulho naquele que é fabricado na Escócia. E se falarmos de cervejas, é igualmente irredutivel o orgulho dos bávaros na sua cerveja, ou o dos checos nas que fabricam na região de Pilsen. A Super Bock é tão melhor que as outras - Sagres incluída - que devemos sentir orgulho em que ela seja feita aqui. Eu pelo menos sinto, e se houver quem não esteja de acordo comigo, paciência...

Norte: triunfante na Euro Liga, deprimente na União Europeia


NORTE FORTE
Pois é... A classe política bem pode continuar a falar mal dos dirigentes desportivos nortenhos, que ainda assim, é-lhes muito inferior... Os resultados estão bem à vista. Enquanto o país anda nas bocas do mundo [e nas mãos da Troika], pelas desgraças provocadas em décadas de governos incompetentes, o futebol da região por eles mais desprezada, está no topo da excelência! Irónico, não?

Ontem, os adeptos do centralismo e da falsa democracia engoliram um sapo do tamanho da dívida pública! Não, meus meninos, não esperem que num momento da mais sublime justiça venha para aqui armar-me em bom samaritano e fingir um desportivismo que alguma vez na vida manifestarei pelas vossas derrotas. Não! Vocês, mais o vosso clube de sectários, de usurpadores da verdade desportiva - e de todas as outras -, não merecem a mínima comiseração. Fiquei muito feliz com a vossa derrota, porque equivaleu ao domínio do labor e da humildade, sobre a prepotência e a arrogância! Obrigado! Obrigado por, mesmo na véspera do jogo das meias-finais, onde Braga e FCPorto se preparavam para discutir com os respectivos adversários o acesso à final, não terem resistido a engendrar, como é do vosso hábito, esquemas fictícios de corrupção, para dessa maneira miserável, procurarem prejudicá-los.

De pouco adiantou ao pasquim do Record passar recados envenenados ao jornal Marca, com jantares onde se cozinharam hipotéticos resultados, em vez de bom marisco, nem a presunção de pressões a árbitros e fotografias, feitas pelos bracarenses no último jogo do Campeonato. Nada! Todos os vossos ardis, filmes, vídeos e escutas, as queixas à UEFA, os programas de televisão, etc., foram por água abaixo. Vocês perderam, pela simples razão de que não merecem ganhar nada!  Os medíocres são assim, amiúde têm o que merecem. E quando não há justiça civil, a justiça divina, às vezes, faz-se manifestar e substituí-a!

Hoje, sinto-me meio bracarense. Se o FCPorto tiver que perder a final [e desculpem-me os adeptos do Braga que, no fundo, tal não deseje], então que seja com o SCBraga, porque ao menos estes, tal como o FCPorto, não têm a comunicação social centralista a *apoiá-los. Ontem, isso voltou a acontecer. O assunto, o tema principal, não foi o sucesso do Braga e do Porto, foi o insucesso do Benfica...

Talvez seja tempo de mudarmos a tradição: abandonarmos o hábito de festejar a vida para passarmos a glorificar a morte. Assim dita o fundamentalismo lisbonário.  

*Desenganem-se bracarenses, porque o ódio dos adeptos centralistas ao vosso clube está a crescer [ainda ontem se notou] na proporção directa do ritmo dos vossos suscessos e da qualidade do vosso futebol.
Portanto, não se deixem impressionar se a comunicação social fingir que vos apoia. É só por despeito ao FCPorto. Quando virarem costas, espetam-vos outra vez com uma naifada. Cuidado!

05 maio, 2011

José Leite Pereira já não é director do JN

José Leite Pereira
José Leite Pereira deixou ontem a direcção do Jornal de Notícias, cargo que exercia à cerca de 5 anos, que a partir de hoje é assegurada por Manuel Tavares, até agora director de O Jogo.

Não foram apontadas razões para a saída de Leite Pereira do cargo, *mas em causa podem estar divergências em relação ao plano estratégico do jornal diário para os próximos anos. Ao i, José Leite Pereira, que vai assumir outras funções dentro do grupo Controlinveste, detentor do jornal, remeteu "uma explicação integral" para uma nota a ser publicada hoje no JN.

Com a entrada de Manuel Tavares para a Direcção do JN, o jornalista José Manuel Ribeiro passa  a estar à frente do diário desportivo, onde já era subdirector.

A administração agradeceu em nota do trabalho do ex-director.
P.V.M. [in jornal i]

ººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº

*Divergências em relação ao plano estratégico? Querem ver que o Director não obedecia às directivas do patrão [Clicar aqui]? Ou, será o contrário? Hum.., não me cheira...

Estes jornalistas exigem transparência para tudo, excepto para o que lhes diz directamente respeito. Saltam de uns lugares para os outros, e ninguém fica a saber muito bem porquê. Será que o "jornalismo" se tornou num novo ramo da Maçonaria?

Seja como for, a verdade é que o Jornal de Notícias, estrategicamente falando, estava a ser mais do mesmo, sendo que, o mesmo, quer dizer, mais centralista que nunca. Será crível que, agora, Manuel Tavares vá fazer a diferença, ou trata-se apenas de uma simples mudança de moscas? Sim, até porque a última coisa que os jornalistas são capazes de admitir e assumir, é a sua tradicional obediência às "estratégias" economicistas dos Big Boss...

Sabê-lo-emos dentro em breve.

04 maio, 2011

Entrevista de Pedro Baptista ao Porto Canal

PRIMEIRA PARTE



SEGUNDA PARTE



TERCEIRA PARTE

FMI. Uma vergonha?

A intervenção do FMI em Portugal é considerada por muita gente como uma vergonha nacional. Pessoalmente, se há algo que me envergonha, não é propriamente o recurso à chamada troika.
Envergonha-me sim que os portugueses tenham re-eleito em 2009 um partido e um primeiro ministro que levaram o país à bancarrota numa continuada acção de saque das finanças públicas, perante a indiferença da generalidade dos portugueses, mesmo daqueles, como o presidente da república, que para além da responsabilidade do seu cargo, até é economista. Os poucos que gritavam que "o rei vai nú", como Medina Carreira, foram apoucados como se de loucos e velhos caturras se tratasse.
Envergonha-me se o partido cuja equipa governativa nos arruinou e nos mentiu descaradamente durante anos consecutivos, em vez de ser pesadamente castigado nas urnas, tiver em Junho resultados que lhe permitam cantar vitória.
Envergonha-me que tenhamos uma Justiça que se arrasta pela lama, um sistema de educação que forma ignorantes quase analfabetos, uma promiscuidade criminosa entre o poder político e o poder económico de meia-dúzia de "amigos" e que em consequência tenhamos certamente os niveis mais altos de corrupção da Europa.
Envergonha-me, já agora, que sejamos o único país da UE não regionalizado, e também que seis ou sete milhões de portugueses aceitem passivamente o esbulho levado a cabo pelos restantes três ou quatro milhões que vivem na capital do império.

Vergonha pela vinda da troika? Que ideia! O meu sentimento é de esperança. Já que não somos capazes de nos governar, talvez a UE consiga por-nos no caminho certo. A menos que, mais uma vez, se cumpra a profecia do general romano sobre a nossa ingovernabilidade...

03 maio, 2011

F. C. Porto no terceiro lugar do ranking, atrás de Barcelona e Real Madrid


Treinador do FCPorto, André Villas-Boas

O F. C. Porto subiu ao terceiro lugar do "ranking" da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, apenas atrás dos colossos espanhóis do FC Barcelona e Real Madrid, semi-finalistas da "Champions".

Os "dragões", que subiram da quarta para a terceira posições, estão muito perto de conseguir o apuramento para a final da Liga Europa, a 18 de Maio em Dublin, depois de terem goleado os espanhóis do Villarreal, no Estádio do Dragão, na primeira mão da meia-final da competição, por 5-1.

O FC Barcelona, que venceu o rival Real Madrid em pleno Santiago Bernabeu no primeiro jogo das meias-finais da Liga dos Campeões (2-0), destronou o ainda campeão europeu em título, o Inter de Milão, no topo da tabela.

Os catalães são agora os líderes, seguidos do Real Madrid e do F. C. Porto. O Manchester United, outro semi-finalista da "Champions" - derrotou na primeira mão o Schalke 04 (2-0) - subiu ao quarto lugar, e o Inter caiu para a quinta posição.

O Sporting de Braga, que discute com o Benfica o apuramento para a final da Liga Europa, depois de uma derrota por 2-1 na Luz, é a segunda equipa portuguesa mais bem cotada, mas ainda na longínqua 37.ª posição.

Os bracarenses subiram quatro lugares e o Benfica subiu um, ocupando agora o 41.º posto.

ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº

É claro que o reconhecimento internacional do real valor do FCPorto não entra na cabeça poluída dos adeptos dos clubes centralistas, que para bom entendedor, equivale a  dizer: neo-salazaristas, travestidos de democratas.

É típico, verem os outros, à sua real imagem. Mordam-se, trepem pelas paredes, se quiserem, mas contra factos, não há argumentos.


Gangsters hipócritas!

02 maio, 2011

MPN contra as portagens na região Norte



APOIEM ESTE MOVIMENTO, NÃO CRUZEM OS BRAÇOS!

Cidadania e futebol

Estou dividido. Por um lado, continuo a considerar prioritário o envolvimento da população na vida pública [que não é bem  o mesmo que militância político-partidária], mas por outro, ando cada vez mais decepcionado com a forma como essa população reage à irresponsabilidade dos agentes políticos, antes, e sobretudo depois, de acederem ao governo. O povo queixa-se dos maus governos [e com muita razão], mas também não está disposto a mexer uma palha para inverter a situação.

As gerações dos anos 50 e 60 não souberam transmitir aos filhos a importância de acompanhar a actividade política da mesma forma como a necessidade de lutarem por uma boa formação académica para garantir o futuro profissional. Não perceberam, que sem um bom país, desenvolvido e competentemente governado, de pouco lhes havia de valer a formação. Hoje, há montes de licenciados no desemprego à procura de futuro no estrangeiro, tal como os não licenciados e analfabetos. E mesmo assim, com a crise internacional de lideranças a juntar-se à crise económica e financeira, não é certo que a solução esteja na emigração.

Só temos duas alternativas: plantar um sorriso idiota nos lábios e brincar aos optimistas, ou assimilar de uma vez por todas, que se o comunismo falhou, o capitalismo selvagem também já está morto há muito tempo, apesar dos constantes balões de oxigénio que o sistema lhe vai impingindo para tentar esconder o cadáver...

Neste contexto, começo a dar-me conta que pouco adianta tentar convencer as pessoas a olharem para o fundamental quando elas estão masoquistamente viradas para o acessório. Assim, não querendo ser contraditório, mas apenas realista, vou optar no futuro [aliás, como já vinha fazendo], por realçar as poucas coisas boas que no Porto vão acontecendo, ainda que seja no futebol, ou melhor, no Futebol Clube do Porto, que elas mais incidem. Muito mais, do que num grande número dos seus adeptos, que antes de o serem, são cidadãos, se é que isso lhes diz alguma coisa...

01 maio, 2011

Rui Moreira é o novo presidente da Sociedade de Reabilitação Urbana


Rui Moreira
Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, é o novo presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) do Porto, refere esta sexta-feira o site da autarquia portuense.

Os accionistas da Porto Vivo, SRU, “acordaram esta semana nomear, por deliberação unânime”, Rui Moreira para a presidência da empresa, substituindo Arlindo Cunha no cargo que tinha abandonado a 1 de Janeiro, refere o site da Câmara do Porto.

No início de Dezembro, foi divulgado que a Câmara do Porto propôs o nome de Rui Moreira, para presidir à SRU, mas as negociações da autarquia com o Governo decorriam desde Setembro.

O anterior presidente da administração da Porto Vivo, Arlindo Cunha, renunciou ao mandato no início de Novembro, tendo a renúncia produzido efeitos no final do ano.

A indefinição motivou fortes críticas da Câmara do Porto, que chegou a acenar com a possibilidade de resolver o caso em tribunal.
[Fonte: Porto24] 

Un Porto mejor que el de Mourinho

Villas Boas necesita menos tiempo que su mentor para triunfar en el club

Falcao, tras marcar su primer póquer, ya es pichichi histórico del Porto en Europa

Este Porto va camino de entrar en la historia. Incluso su presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, considera que es mejor que aquel legendario equipo de Jose Mourinho. El 5-1 del jueves al Villarreal, que nunca había recibido más de cuatro goles en Europa, es un eslabón más en una increíble temporada que puede culminar ganando cuatro títulos. Los 'dragones' vuelven a ser muy fieros.

"Este Porto no es peor que el de Mourinho. Creo incluso que es mejor, está al nivel del de 1987", subraya Pinto da Costa en alusión al equipo que, dirigido por Artur Jorge y con Futre y Madjer de figuras, dio al club el primero de los dos títulos de campeón de Europa.

Luego, con Mou en el banquillo y Deco de líder, llegaron la extinta UEFA-2003 y la Champions-2004. Ahora, André Villas Boas, un clon de Mou, está a un paso de la final de la Europa League con el colombiano Radamel Falcao, que nunca había marcado cuatro goles en un partido como ante el Villarreal, y el brasileño Hulk como estiletes.

Villas Boas era ayudante de Mou en el Porto y le acompañó en Inter y Chelsea, pero la temporada pasada emprendió su carrera en solitario en el Académica Coimbra. En su debuta en un equipo de elite, a los 33 años va camino del éxito antes que su mentor.

Mou llegó al Porto en enero de 2002 y acabó la campaña sin títulos. Villas Boas aterrizó ganando la Supercopa lusa, ya ha logrado la Liga a cinco jornadas de la conclusión con récord de puntos (77) tras 25 triunfos y dos empates, disputará la final de Copa y tiene a tiro la de la Europa League tras ganar las siete salidas. *Pese a ser también polémico, arrogante y agresivo, insiste en que "soy muy diferente a Mou. Estoy mucho más cerca de Robson".

Villas Boas sólo ha perdido tres partidos (Benfica en Copa, Sevilla en Europa y Nacional en Copa de la Liga) y lleva 13 triunfos seguidos. Aparte de sus métodos, debe su éxito a Hulk, pichichi liguero (22), y Falcao, que lo es dela Europa League (15) igualando el récord de Klinsmann en la UEFA-96. Además, el colombiano, de 25 años, supera a Jardel como máximo goleador continental (20) en la historia del Porto y acumula 34 esta temporada. El 'Tigre' es un 9 que en 2009 costó cuatro millones de euros traerlo de River Plate y ya le comparan con Messi. El jueves, su gran día, se llevó el balón a casa.

Juan Carlos Miranda, Jordi Archs
[in MundoDeportivo]

*Esta, de Villas Boas ser arrogante, agressivo e polémico, só pode ser de fonte lisbonária...