17 janeiro, 2014

Sobre a entrevista de Pinto da Costa ao Porto Canal...


 


...não fiquei propriamente surpreendido. Os sinais que vinham dos lados do Dragão, ou talvez a falta deles, indiciavam que Paulo Fonseca ia manter-se no comando técnico da equipa principal.  Isto, é Pinto da Costa no seu melhor estilo de líder. 

Não obstante a saída prematura da Champions, com os danos financeiros que isso implicou, e a saída do primeiro lugar no Campeonato, a verdade é que ainda há uma segunda volta e a diferença para o 1º. classificado é apenas de 3 pontos, portanto perfeitamente recuperáveis. Isto, se Paulo Fonseca souber aproveitar a oportunidade de estar num clube como FCPorto e com um presidente-líder, como é, indiscutivelmente Pinto da Costa. Acresce, como referi alguns posts atrás, que ainda estamos com tudo em aberto nas outras provas (Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga).

Tenho de ter muito cuidado com o que escrevo, embora me esforce por fazê-lo, porque há determinado tipo de leitores que só tem olhos para ler a parte dos textos que lhes convém, ainda que tenham à frente do nariz a resposta para as suas "dúvidas" se os lerem atentamente até ao fim, sem discriminações de ordem gramatical (que também as há...).  Percebo que é desconfortável ler aquilo que não gostamos, pela singela razão de sabermos que o que lemos é verdade. Vai daí, sentir-me obrigado a realçar que, apesar dos elogios que fiz a Pinto da Costa uns parágrafos acima, não partilho da sua confiança nas qualidades do treinador, a não ser que entretanto se produza uma metamorfose de estilo e de métodos. Se assim for, tudo ainda é possível. Aliás, a parte que Pinto da Costa reservou ontem às arbitragens seria  desnecessária se Paulo Fonseca a tivesse assumido nas conferências de imprensa após os jogos em que o FCPorto foi prejudicado. Nunca para justificar as más exibições, mas para marcar posição, de modo a não deixar a ideia que esteve distraído, ou que os árbitros não tiveram influência nos resultados. Paulo Fonseca já devia saber que o FCPorto é discriminado pela comunicação social sectária de Lisboa. Portanto, calar estas coisas não é propriamente a melhor estratégia. Assim mesmo, embora não acredite em milagres, pode ser que as palavras de confiança que Pinto da Costa lhe dirigiu os consigam... É um risco, mas o Presidente portista é mesmo assim.

Faltou porém à entrevista um tema muito importante: o futuro próximo do Porto Canal. Não para abordar os detalhes sigilosos da empresa, mas para dar uma explicação aos portuenses e nortenhos sobre os imensos "tempos mortos" do canal, bem como para falar dos projectos a curto médio prazo que há para realizar (se é que os há...). Pinto da Costa é Presidente do FCPorto mas não é pessoa estranha ao Porto Canal, pelo contrário, é um dos seus maiores responsáveis no momento.

A vertente da comunicação está a ser o grande calcanhar de Aquiles do FCPorto, sobretudo com a informação desportiva (não me refiro aos conteúdos), nos directos,  e nas áreas de debate desportivo. O que agora se faz, é consensual, mas acrítico. Não se entende que não exista uma maior aproximação e articulação entre o Canal e as audiências-alvo (que deviam incidir preferencialmente no Norte), porque é aí que se encontra o mercado mais fiável, mas um mercado pouco aberto a deslealdades e novelas do género "Perdoa-me". Por isso considero extemporânea a ideia de "dar o passo maior que a perna", de cativar público a Sul antes mesmo de adquirida a adesão maciça a Norte, sobretudo quando a justificação para as aberrações dos programas repetidos, uns em cima de outros, gira à volta da falta de recursos (e dinheiro).

Em suma: foi uma entrevista para serenar os ânimos dos adeptos portistas, não foi uma entrevista abrangente ao universo nortenho. Em que ficamos? Será possível ter um canal do Porto para o Norte e para o Mundo (como o Juca gosta de dizer) auto-estigmatizando o Porto Canal? Os dois temas (FCPorto e Porto Canal) não podiam ser discutidos no mesmo programa? Só faltava agora dizer que para Pinto da Costa falar sobre televisão teria de ir "na qualidade" de Pinto Balsemão"...

15 janeiro, 2014

Bem feito!


Só mesmo um cretino (ou gente ligada ao Governo),  terá lata para se indignar com a atitude do proprietário deste restaurante. 

Ao contrário dos governantes, este homem teve de facto coragem, porque inverteu a lógica cobarde do Governo, que é ser forte com os pobres e fraco com os ricos. Só pelo gesto, dá-me vontade de ir à Bairrada comer um leitãozinho...

É falso, é verdade? Que importa, os gajos do governo sempre foram uns trapaceiros! É assim, olho por olho, dente por dente. Nem mais! Deviam comer sempre do veneno que semeiam. Gostei!

13 janeiro, 2014

Um FCPorto à imagem do Porto Canal

Basta! Pela parte que me toca vou-me deixar de romantismos e esforçar-me por conter o que resta do meu já muito depauperado optimismo. A partir de agora procurarei ser menos entusiasta quando entender elogiar alguém, porque hoje em dia as pessoas mudam  depressa de opinião e de comportamento. Alguém disse um dia uma frase que se tornou célebre: "no futebol, o que é verdade hoje, amanhã é mentira". Creio que o autor foi o ex-presidente do Victória de Guimarães, Pimenta Machado. Estava cheio de razão, apenas se equivocou por defeito, porque a frase tem uma dimensão muito mais ampla, é transversal a toda a sociedade. Falar-se hoje de carácter tornou-se numa armadilha, já poucos falam dele e menos imaginam sequer o que seja. Portanto, calma com as apreciações positivas. É mais seguro criticar, mesmo correndo o risco de nos enganarmos, de sermos injustos, mas pelo menos poupámo-nos a decepções.

Ao longo do tempo que levo a escrever neste bolgue alimentei, por momentos, a esperança de que a vida mudasse, para melhor, na forma de se fazer política em Portugal. Combati tenazmente o centralismo, defendi o Norte, o Porto, o FCPorto e sobretudo o seu Presidente, como provavelmente nenhum dos que o rodeiam o faria. Animei-me com o nascimento do Porto Canal, imaginando que o Norte ia finalmente ter voz própria e solta de complexos de inferioridade. Reforcei o entusiasmo quando soube que o FCPorto passou a ser co-proprietário do Canal. E no entanto, tudo parece estar a desmoronar-se. 

Já aqui referi, mas tenho obrigação de repetir, o Porto Canal está pior gerido agora que no tempo em que era dirigido por Bruno de Carvalho. Hoje tem mais pessoal, é verdade, mas os resultados são decepcionantes. Só para terem uma ideia, em poucos dias contei 5 entrevistas repetidas conduzidas por Maria Cerqueira (que desperdício Maria!) ao ex-futebolista Norton de Matos. Cinco! E como imaginarão não passo a minha vida a sintonizar o canal... Tem sido o pão nosso de cada fim de semana. Está visto que não se faz programação. Por quê, senhor Júlio Magalhães (Director Geral)? Por quê, senhor Domingos Andrade (Director de Programas)? Serão V. Exas capazes de explicar a relevância deste tipo de programas e destes protagonistas? O que é que a vida desta gente poderá interessar aos nortenhos se já é por demais conhecida através dos canais lisboetas?  No Norte (já não digo apenas no Porto), ter-se-ão esgotado as referências regionais? Serão assim tão reduzidas e irrelevantes? Por quê esta psico-dependencia, esta atracção fatal pela capital e pela sua gente?  Será que a direcção (e o pessoal) do Porto Canal pretende colocar-se no miserável papel de bajulador para cair nas boas graças centralistas e garantir assim um possível lugar ao sol em Lisboa, no caso das coisas correrem mal por aqui? Pois se é essa a ideia, então estão no caminho certo. Continuem então a transformar o Porto Canal num enfadonho estúdio de gravações, chatas e imprestáveis, e numa sala de visitas para alguns amiguinhos dilectos, e o objectivo será alcançado, mas deixem de apregoar a defesa dos interesses da região, porque isso não passa de um embuste. A defesa da região não começa e acaba na reprodução das notícias de faca e alguidar do JN.

Tenho procurado conter-me, dar tempo ao tempo. Mas o que está a acontecer é demasiado mau para ser omitido. Se foi só para isto que o FCPorto ficou com o Porto Canal e nem sequer sabe dar cobertura aos acontecimentos desportivos mais relevantes [como o de ontem], então o melhor é desistirem da ideia de fazer televisão, porque talvez as pessoas contratadas para o efeito não sejam as indicadas para um projecto desta importância. O que se vem verificando, é que a par da inoperacionalidade do Porto Canal anda a ineficácia e a baixa de qualidade do futebol da equipa principal, o que pode querer indiciar que Pinto da Costa não foi feito para jogar nos dois tabuleiros. Então, é melhor que se dedique àquilo que sabe: ao futebol. E se for caso disso, que venda o Porto Canal a Lisboa. Com amizade... 

12 janeiro, 2014

Benfica 2 - FCPorto 0, o resultado expectável, mas...

com uma arbitragem que envergonha a memória do rei Eusébio, mas não envergonha a memória do clube mourisco, porque esse gosta é de árbitros com esta personalidade, que lhes facilite a vidinha...

Mais uma vez, o treinador do FCPorto não teve estaleca para ganhar a um Benfica de 2ª. categoria e muito ajudado por uma arbitragem sectária e altamente influenciável.

Nada está perdido? Pois não, o campeonato ainda está na sua metade, mas os indicadores não são para optimismos.

PS-Por sua vez, o Porto Canal de Júlio Magalhães e de Domingos Andrade foi incapaz de acompanhar os acontecimentos à altura das expectativas dos espectadores. O Benfica-FCPorto terminou e não se fez, em tempo útil, absolutamente nada para abordar e discutir os lances mais polémicos de um jogo com a importância deste, uma vez que foi disputado com um rival directo. Deixou a missão ao critério da concorrência. A isto chama-se desleixo, incompetência e a direcção do FCPorto não fica isenta de responsabilidades. Esta, também não é uma televisão à Porto. Estamos mal este ano, e não é só no futebol...