27 novembro, 2015

Não diz a cara com a careta...

Declarações de Pinto da Costa ao Porto Canal sobre as novas instalações das piscinas de Campanhã:

"Não podem aburguesar-se, porque dá vontade de ficar a olhar para as instalações em vez de treinar. Foram heptacampeões sem o mínimo de condição, agora é de esperar que as vitórias continuem", começou por dizer, em declarações ao Porto Canal.

O presidente dos dragões referiu ainda que, para a obra chegar a bom porto, foi fundamental o entendimento com a autarquia da Cidade Invicta.

"É a prova da vontade que as instituições que têm a responsabilidade de dirigir a cidade têm de colaborar com as instituições que por ela lutam. O resultado é este. Quem vai lucrar são os portuenses e o País", acrescentou.

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, seguiu a mesma linha de Pinto da Costa.

"É um bom negócio para a cidade e para os portuenses. Quando há um excelente entendimento entre as partes, as coisas são mais fáceis. Temos instalações fantásticas para a prática do desporto numa zona privilegiada da cidade. Neste acordo com o FC Porto, toda a gente ganha. Há uma excelente relação entre a cidade e um grande clube que queremos aprofundar", referiu."


(do jornal O Jogo)


Aburguesar-se? Olha quem fala! Terá sido exactamente assim que Pinto da Costa falou? 

Não acredito...

Mas há alguma verdade nas suas palavras: Pinto da Costa, agora, gosta muito mais de olhar 

para o museu do que dirigir o clube, como tão bem sabia.

Destas incongruências, aproveita-se uma coisa: que tenha feito as pazes com 

Rui Moreira e que desta vez lhe abra as portas do Porto Canal para vermos se há algum 

"sumo" nesta coversa.

25 novembro, 2015

Futilidades de uma SAD burguesa, ou de sócios abúlicos?

Quando se misturam espíritos de contradição com fanatismos clubistas, é impossível fazer passar uma opinião aos destinatários, por mais fundamentada que ela  seja. 

Sou portista, o meu clube afectivo é o FCPorto. Nessa lógica, apenas me interesso emocionalmente por um clube: o FCPorto. Esse afecto, ou amor, se acharem mais indicado, só sabe colocar barreiras aos seus adversários, nunca ao FCPorto. Mas o meu, não é um amor acrítico, inibidor, um amor masoquista. Isso, seria desistir de amar a perfeição, sabendo embora da impossibilidade de a alcançar, mas consciente que o caminho é esse . 

Afinal, o que é apoiar o nosso clube? É vê-lo fugir da rota da competência, do sucesso a que nos habituou durante tantos anos, e não fazer nada? É constatar que o seu líder, outrora interventivo, presente, astuto e corajoso, que já não é o mesmo, e não ter a frontalidade de o dizer? Já imaginaram o que seria vermos um amigo, ou familiar querido, conduzir um veículo na direcção de um abismo e deixá-lo tranquilamente precipitar-se, sem o avisar do perigo, a coberto da nobre intenção de o apoiar e lhe provar que estamos sempre com ele? Será esta a receita para apoiar o FCPorto? Se é, eu não a subscrevo. Nunca!

Esta conversa é, como já devem ter percebido, dirigida àqueles adeptos bem intencionados, mas equivocados, que não admitem uma crítica por mais pertinente que seja. Mal comparando, e perdoar-me-à quem possa rever-se neste perfil, esta postura algo fundamentalista tem algumas semelhanças com as dos  kamikazes jihadistas. Não conseguem ver para além da emoção, do fanatismo inútil.

Emoções e clubismos à parte, e voltando agora à realidade portista, o certo é que, enquanto Lopetegui fôr o treinador do FCPorto, é feio e pouco avisado torpedeá-lo com críticas acintosas. Isso não ajuda nada o clube, mas pergunto: quantos dissabores (perdas de campeonatos e troféus) estaremos nós dispostos a tolerar, se ninguém no clube nos diz nada, nos informa do caminho que está a trilhar? Alguém acredita que o Pinto da Costa dos bons tempos estaria tão passivo com o que se está a passar, que já não teria tomado uma decisão salomónica? Podem-me dizer que me estou a precipitar, que ainda nada está perdido na Champions e que ainda podemos ir ganhar a Stamford Bridge. Mas foi com esse mesmo excesso de confiança que acabamos a época anterior sem um único troféu...

Estaremos nós dispostos a repetir a mesma experiência? Da SAD portista e de Pinto da Costa já deu para perceber que agora os adeptos só existem para pagar as cotas e encher os estádios... E os adeptos, estarão dispostos a ser tratados assim? E os sócios, não acham que estará na altura de lhes pedir explicações? Não se sentirão defraudados com o projecto falido do Porto Canal? Sentir-se-ão orgulhosos e realizados com a qualidade informativa e programática de um canal que anda há anos a recorrer a programas gravados e a repetições para preencher uma grelha de programação medíocre?

Pinto da Costa foi um homem a quem sempre dei o meu apoio, sobretudo nos piores momentos da sua vida. São minhas testemunhas os meus leitores habituais. Mas nada justifica tanta sobranceria, tanta falta de consideração pelo universo imenso de portistas. Esta postura fugidia, esta presidência de inércia, este inqualificável menosprezo pela comunicação com os portistas não está à altura do contributo de apoio e amizade que sempre deles recebeu. É uma ingratidão, e fica-lhe muito mal, porque agora são os portistas, e não os seus adversários que têm razões de queixa.

Algo continua mal no reino do Dragão. E não é de agora. Aos sucessos financeiros a SAD e o Presidente não estão a corresponder com os desportivos. Será uma opção "discretamente" assumida, ou uma casualidade? 

A minha intuição diz-me que é uma opção. E se assim fôr, é uma opção errada e muito pouco transparente.


24 novembro, 2015

FCPorto, 0 - Dínamode Kiev, 2



Victória merecida do DKiev, má arbitragem, e má exibição do FCPorto.

Ultimamente tenho avaliado a equipa treinada por Julen Lopetegui com pessimismo, porque não me convence o seu modelo de jogo, demasiado pastoso, previsível e pouco espectacular.

Gostava de acreditar numa gracinha do FCPorto no próximo jogo em casa do Chelsea, mas não acredito. Será isto derrotismo, ou realismo?

Contrariem-me porra! Provem-me que estou enganado, que estou a ver mal as coisas, que eu não me zango.

No momentos decisivos, o FCPorto continua a falhar. Por que será?!?!

Hoje, joga o FCPorto para a Champions e a capa do JN limita-se a isto...

... Amanhã, joga o clube do velho regime. Veremos como vai ser o destaque e a configuração da notícia. 
Agora, reparem na capa daquilo a que chamam um jornal... De Lisboa, claro, a mui democrática capital de um país cujo nome nasceu no Porto...

23 novembro, 2015

Um Cavaco de triste figura


Resultado de imagem para cavaco silva palhaço


Decorridos 50 dias após as eleições, Cavaco Silva confirmou aquilo que sempre dele pensei: é um incompetente vaidoso sem a menor categoria para o cargo que ocupa. 

Só a vaidade burra explica as provocações que vem fazendo ao líder do PS e aos restantes partidos de esquerda que o apoiam. Isto, já para não falar do despeito pela vontade do povo. Maioritariamente, goste-se, ou não, foi a esquerda quem ganhou as eleições. Só o Bloco de  Esquerda teve mais votos que os betinhos do CDS/PP. Cavaco queria estabilidade, mas está a construir instabilidade fazendo arrastar no tempo os problemas do país. É um irresponsável. Ponto.

O meu orgulho: nunca lhe dei o meu voto. Nem para governar, nem para coisa nenhuma.

22 novembro, 2015

FC Porto-La Rioja (L.Dos Campeões da EHF, 8.ª Jornada)


Este FCPorto, que não é só futebol, mas também andebol, encarna o verdadeiro espírito que deu fama ao clube da mui nobre e sempre leal e invicta cidade do Porto. Tem garra e muita, muita qualidade. Dá espectáculo. Ou seja, respeita os espectadores, que (estou convencido), lhe vão retribuir com salas mais cheias, e ainda mais entusiasmo.

PS-O Hóquei parece seguir pelo mesmo caminho.

(resultado final: FCPorto 35 - La Rioja 31)