12 dezembro, 2015

Barcelona, 1 - FCPorto, 2



Sei bem que o FCPorto também tem as modalidades, não obstante a importância do futebol sénior que é a sua fonte principal de receitas. Como tal, considero da maior justiça relevar o trabalho da equipa técnica e dos jogadores que, tal como no andebol, se têm portado com autênticos profissionais. Diria mesmo, melhor que certos profissionais. Por isso, parabéns ao Hóquei em Patins!  

11 dezembro, 2015

Dias quentes se adivinham no FCPorto

Não escondo que a situação actual do FCPorto me preocupa. Frequentemente, sinto vontade de repisar o assunto, tantas vezes quantas as necessárias, para conseguir arrancar uma resposta que explique o que se está a passar. Mas logo mudo de ideias, porque já percebi que Pinto da Costa está mais empenhado em dar razão aos seus inimigos, confirmando tudo o que de mal fizeram e disseram a seu respeito, do que ouvir as vozes de quem o apoiou durante tantos anos e gosta verdadeiramente do clube: os portistas. 

Pensando melhor, suspeito que subitamente os seus inimigos deixaram de o ser, para passarem ao estatuto de amigos... Nunca imaginei foi que um dia os Dragões de Ouro pudessem ser conspurcados nas mãos de uns reles directores de Bolas e Records. Os inimigos agora devem ser outros, talvez os portistas, não sei. Quem sabe? Cuidado portanto, caros adeptos, sócios e atletas do FCPorto! Pensem duas vezes, antes de receberem um Dragão de Ouro, porque agora os troféus podem ser uma desonra...  

Por isso mesmo, e porque não pertenço à família dos fanáticos, nem fã de afectos masoquistas, não tenciono entregar os pontos deixando sossegado o presidente portista no silêncio do seu trono imaginário, como se de um rei se tratasse. Passarei a estar mais atento a eventuais apadrinhamentos nas escolhas dos colaboradores e na futura programação do Porto Canal. Serei muito crítico se a vulgaridade continuar a ser a imagem de marca da casa. Começarei a interessar-me pela origem e o destino dos investimentos, e a confrontá-los com os resultados...

A gestão do FCPorto em termos de comunicação é pouco mais que péssima. O Porto Canal assemelha-se a um négócio de vão de escada em modo de auto-gestão e o seu Director Geral parece trabalhar em regime part-time, tão evidente é a ausência de programação, e dele próprio. Aparece às segundas feiras para assinar o ponto e mostrar que existe, para logo depois deaparecer. O resto da semana deve andar empenhadíssimo a coleccionar cassetes para encher o canal de chouriços. Deu uma entrevista a esse jornal popularíssimo que é o Diário Económico  [que todos os portistas lêem] onde anunciava a nova grelha de progamação para meados de Outubro passado, mas afinal fez mal os cálculos, foi preciso Pinto da Costa vir agora emendar (espero) e dizer que fica para Janeiro do próximo ano... Mas, para Júlio Magalhães está tudo bem, as audiências estão a rebentar pelas costuras. Deve ser das delegações que abriu em Lisboa.

Enfim, a avaliar pela amostra e pelo grau de exigência de quem dirige o canal e o clube, não auguro nada de extraordinário da nova grelha de programas do Porto Canal, nem bons tempos para o departamento de futebol profissional do FCPorto. 

Não é só o António Costa e o novo governo que vão ter dias difíceis. Na Senhora da Hora e no Dragão os próximos tempos não vão ser risonhos. Veremos se me engano.  

PORTO ELEITO O MELHOR DESTINO DA EUROPA (E O TERCEIRO MELHOR DO MUNDO)


                  Esta foto de Porto é cortesia do TripAdvisor

O Porto foi considerado pelo internacionalmente conceituado site de viagens TripAdvisor como o melhor destino emergente da Europa e o terceiro melhor do mundo

A classificação foi atribuída depois de somados e analisados os comentários dos leitores.
Numa lista de 10 cidades, a TripAdvisor classificou o Porto à frente de Moscovo, na Rússia, em segundo lugar, e de Brighton, em terceiro. Do top ten consta apenas mais um destino português, o Funchal, na Madeira, que se quedou pela sexta posição.
Já a nível mundial, o Porto ficou apenas atrás de Tulum, no México, e de Cartagena, na Colômbia, suplantando nomes como Nova Deli, na Índia, ou Lima, no Peru.
O TripAdvisor destaca no Porto algumas visitas consideradas obrigatórias. Entre as que recolheram mais opiniões positivas contam-se, por exemplo, a ponte D. Luiz, o Palácio da Bolsa, a Torre dos Clérigos, o Parque da Cidade, a Igreja de São Francisco, o Estádio do Dragão, a Casa da Música, a Sé, o Museu de Serralves, a Capela das Almas o farol do Molhe.
No total, foram mais de 300 as atrações recomendadas pelo site aos turistas que pretendam visitar Invicta. “Passear pelas suas ruas é como viajar através do tempo”, escreveu a TripAdvisor.
A lista das 10 mais cidades emergentes da Europa é consituída por Porto, Moscovo (Rússia), Brighton (Reino Unido), Liverpool (Reino Unido), Granada (Espanha), Funchal, Oia (Grécia), Cracóvia (Polónia), Valência (Espanha) e Colónia (Alemanha).
Já os melhores destinos mundiais são, para a TripAdvisor, os seguintes: Tulum (México), Cartagena (Colômbia), Porto, Gatlinburg (EUA), Moscovo (Rússia), Brighton (Reino Unido), Nova Deli (Índia), Banff (Canadá), Lima (Peru) e Foz do Iguaçu (Brasil)
Nota do RoP:
Que chatice! E eu que pensava que vivia numa aldeia de província, feia e cinzentona, sem o brilho da capital, e seus mui urbanos cidadãos...

10 dezembro, 2015

E agora, Sr. Pinto da Costa?

Infelizmente para mim, e para todos os portistas, no jogo de ontem, prevaleceram os erros de palmatória que receava acontecerem, citados no post anterior. Está provado, a confiança cultiva-se, transmite-se, não se compadece com actos de fé religiosa nem com "ilusões"... O FCPorto perdeu ingloriamente e ficou afastado da Champions. Ponto.

Há quem se conforme com as estratégias do passado e continue a pensar que o presidente do FCPorto ainda é o mesmo e que sabe o que está a fazer. Não é. Hoje, não só vive afastado e indiferente aos adeptos, como não toma as decisões certas no momento certo. Há uns anos a esta parte que se nota alguma dificuldade na adaptação dos processos de gestão antigos - e que tãos bons resultados deram -, com os que a realidade actual exige. Muitas vezes reclamamos coisas como: "os jogadores de hoje não suam a camisola", "o Presidente e a SAD estão aburguesados", sempre admitindo, por força da confiança que Pinto da Costa nos transmitiu durante muitos anos, que podemos estar equivocados, mas não tenhamos ilusões, nós temos razão.  

Vale isto por dizer que continuamos convencidos que, apesar do descalabro de ontem, Pinto da Costa vai manter a confiança em Lopetegui. Este era um hábito enraizado no FCPorto, compreensível, mas que só era rompido quando o treinador não oferecia garantias de se regenerar. Pessoalmente, e pelo que vou conhecendo da personalidade do treinador, Lopetegui não vai mudar. E como Pinto da Costa já não sabe, ou não quer ver essa diferença, corremos o risco de perder tudo pela segunda vez em duas éopocas seguidas.

A espiral de confiança, até hoje, tem sido oscilante, a partir daqui, não vislumbro arte, alma ou engenho, para inverter a situação.

Mas, gostava que nada disto viesse a acontecer.



09 dezembro, 2015

Hoje, espera-se um FCPorto inteligente e raçudo

FCPorto, o tal que a que vermelhada fanfarrona chama clube de bairro... 

Dizer que o FCPorto sofre de bipolaridade talvez seja exagerado e um pouco injusto, se olharmos para a tabela classificativa de todas as competições em que participa. A verdade é que, continua a mostrar alguma vulnerabilidade nos momentos em que podia distanciar-se dos adversários e aumentar a sua margem de conforto. Assim, há um lado em mim que me empurra para a confiança num bom resultado, e um outro que não consegue esquecer-se dos erros de palmatória que equipa e treinador têm cometido.

Posto isto, logo, quando o árbitro apitar para o início do jogo com o Chelsea de Mourinho, os jogadores ficam terminantemente proibidos de:
  • se desconcentrarem...
  • se esquecerem de pressionar alto, e bem...
  • não levantar a cabeça, antes de passar a redondinha...
  • passar a bola, sem olhar bem a quem...
  • abusar dos passes para trás e para o lado...
  • confundir calma com lentidão...
  • não ter medo de rematar...
  • não hesitar em rematar de primeira se pela frente tiverem muitos adversários...
  • baixar os braços...
  • se esquecerem que é o FCPorto que lhes paga...
  • não serem profissionais...
Podem-me dizer que o que acabo de elencar são requisitos de perfeição. Okey, até podem ter razão. Mas, se procurarem a perfeição, podem ter a certeza que a passagem aos oitavos de final não lhes escapa.

Força FCPorto! Somos o clube da cidade liberal. Deixemos as derrotas para os clubes absolutistas da 2ª. circular, e de alguns cobardolas que de vez em quando aqui gostam de destilar o seu ódio de estimação.

07 dezembro, 2015

Do estrangeiro para o Porto, há o reconhecimento. Cá dentro, há só inveja!


O Porto Vintage Quinta do Vesúvio 1994 e o Chryseia Douro DOC 2012 foram incluídos 
na escolha dos 50 melhores vinhos do ano da revista britânica Decanter, uma das mais 
conceituadas revistas de vinhos do mundo.
Há precisamente um ano, dois vinhos da Symington, o Porto Vintage Dow’s 2011 e o Chryseia Douro DOC 2011 (este produzido em parceria com a família Prats) tinham sido escolhidos pela Wine Spectator como os vinhos número 1 e 3 do mundo, respetivamente.
Nesta escolha da revista Decanter foram classificados oito vinhos de Portugal, sete deles oriundos do Douro: cinco Douro DOCs e dois vinhos do Porto.
Apenas vinhos com uma classificação mínima de 95/100 pontos foram considerados pela Decanter, de entre todos os vinhos avaliados pelo seu painel de especialistas ao longo de 2015. O Porto Vintage Quinta do Vesúvio 1994 e o Chryseia Douro DOC 2012 foram assim colocados entre os melhores dos melhores de todo o mundo.
Os Symington são produtores de Vinho do  Porto há cinco gerações desde 1882, mas o seu envolvimento no Vinho do Porto remonta a 1652.
A Prats & Symington nasceu em 1999 de uma parceria entre as famílias Prats e Symington. 

Um Andebol do FCPorto, e à Porto



O plantel de andebol do FCPorto é constituído por jogadores da cantera portista, quase todos jovens, de clubes e origens várias, e por dois guarda-redes simplesmente colossais.

É liderado pelo ex-adjunto de Obradovic, o ex-jogador Ricardo Costa, que está a dar muito boa conta do recado, embora haja ainda  muito caminho a percorrer. Mas factos, são factos: dá gozo ver esta equipa bater-se com clubes mais ricos e experientes da Europa que têm de transpirar muito para os vencer.

A procissão ainda vai no adro, mas encanta ver esta equipa  jogar com tanta qualidade. Viva o andebol do FCPorto!