05 novembro, 2016

RUI MOREIRA CRITICA “TORNEIRA FECHADA” DOS FUNDOS COMUNITÁRIOS


Image de Rui Moreira critica “torneira fechada” dos fundos comunitários
O presidente da Câmara do Porto voltou a criticar a falta de fundos comunitários disponíveis para a autarquia, afirmando que “a torneira continua a estar fechada”.

“Nós encontramo-nos numa cidade com boas contas, temos recursos necessários para lançar projetos. Agora, necessariamente custa-nos que a outra componente, que muitas vezes até foi desperdiçada, neste caso não esteja disponível. Ou seja, a torneira continua a estar fechada”, afirmou Rui Moreira.
O presidente da Câmara do Porto falava no final da visita às obras de remodelação da Unidade e Saúde da Batalha, um projeto orçado em 1,7 milhões de euros e que será cofinanciado por fundos comunitários do programa operacional regional Norte 2020 gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
Rui Moreira admitiu não estar “nada satisfeito com os fundos” e continuar “muito preocupado com a velocidade” a que estão a ser atribuídos.
“Vamos acabar o mandato em setembro/outubro do próximo ano e deve ser a primeira vez desde que Portugal aderiu à União Europeia que basicamente não tivemos um quadro comunitário ativo”, lamentou.
Para o presidente do executivo, a falta de verbas põe em causa “muitos dos projetos” que a autarquia gostaria de lançar e até “tinha os recursos necessários para a componente nacional”.
Paralelamente, implica “que a população esteja a sofrer” enquanto se estuda o que “fazer aos quadros comunitários de apoio”, criticou o autarca para quem “tudo isto já poderia ter avançado mais depressa (…) se eventualmente tivéssemos sido mais competentes”.
“Temos um mealheiro que está ali pousado, ali na prateleira e nós não temos sido capazes de ir buscar as moedas”, assinalou o presidente da autarquia que disse não estar preocupado “com calendários políticos ou eleitorais” mas “com o calendário das necessidades da população”.
Só no início de setembro a Câmara do Porto aceitou assinar o contrato de financiamento comunitário PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) proposto pela CCDR-N, cerca de três meses depois da grande maioria dos municípios portugueses.
A 31 de maio pelo menos quatro autarquias (Porto, Matosinhos, Gaia e Gondomar) escusaram-se a assinar aquele que é um dos principais instrumentos dos municípios para captar verbas comunitárias, numa polémica que culminou com a exoneração do anterior presidente da CCDR-N, Emídio Gomes.
O novo responsável, Freire de Sousa, escusou-se a comentar as declarações de Rui Moreira.

04 novembro, 2016

Germano Silva - Doutor Onoris Causa

Germano Silva agradecido "a uma das mais prestigiadas Universidades do Mundo"

Na cerimónia de entrega do título, que decorreu na Reitoria da Universidade do Porto, Germano Silva emocionou-se e agradeceu: "O rapaz que andava de solipas e de calças remendadas é hoje um senhor circunspecto, de cabelos ralos há muito embranquecidos, que está na vossa frente e acaba de receber o grau de Doutor Honoris Causa que lhe foi atribuído por uma das mais prestigiadas Universidades do Mundo - a Universidade do Porto".

O Elogio foi feito pelo historiador Luís Miguel Duarte, que percorreu a carreira jornalística de Germano Silva, ao longo dos 40 anos em que este trabalhou no Jornal de Notícias. "Quando ler em algum lado que, no próximo sábado, vai haver uma palestra, uma visita guiada, vai ser lançado um livro de Crónicas do Germano Silva, irei pensar, iremos todos pensar, com incontido orgulho: Este é dos nossos! Agora é dos nossos!".

A homenagem será ainda assinalada às 15.30 horas, no Pátio das Nações do Palácio da Bolsa, com uma conferência pública e gratuita dedicada aos historiadores da cidade, mas com inscrição obrigatória.

A "homenagem à memória do Porto" é igualmente assinalada com a exposição "O Porto no coração". No Arquivo Municipal do Porto, que fica na Casa do Infante, está marcada para as 18 horas de amanhã uma visita guiada por Germano Silva.

Nota de RoP:
Merecidíssima, esta honra! Germano Silva é um exemplo para todos os jornalistas. Hoje, poucos há, como ele, lamento dizê-lo. A não ser Hélder Pacheco, uns anos mais novo, não vejo outros desta nova geração que tão bem tenham descrito a gente e a história da nossa muito amada cidade. Ambos, têm provas dadas na defesa dos valores portuenses. São jóias raras.  

03 novembro, 2016

FCPorto defende melhor, mas produz poucos golos

Este é um problema recorrente, que convirá resolver quanto antes. Não basta constatar factos, é preciso fazer o necessário para os resolver. 

O treinador do FCPorto optou por um discurso calmo e muito ponderado, nas conferências de imprensa, o que seria de louvar num país respeitável. Mas, em Portugal, terra em que os políticos, mesmo com os exemplos miseráveis que nos têm dado, continuam a olhar para o futebol com o mesmo cuidado e independência que um bêbado olha para o álcool, é pura perda de tempo, é escancarar as portas para os abusos e faltas de respeito, como todos estamos fartos de saber. Essa postura fica-lhe bem, pessoalmente, mas Nuno Espírito Santo sabe melhor que nós, que o Porto à Porto, a expressão "Somos Porto" de que foi autor, não se praticou com falinhas mansas nem resignação perante as injustiças. Não! O FCPorto, impôs-se por reclamar alto e bom som, o que achava que devia reclamar quando percebia que estava a ser discriminado e prejudicado nos seus jogos, sendo a figura do presidente a primeira a dar o peito às balas. Portanto, para NES esta imagem de candura e tolerância para aqueles que não a merecem pode cair muito bem aos nossos eternos inimigos, mas para o FCPorto não cai, e só nos tem trazido dissabores. O respeito, é como o amor feliz, tem de ser recíproco, senão é uma farsa.

Outra coisa que já venho dizendo há muito tempo, é o acesso dos espectadores aos treinos. Não sei porque se abandonaram os treinos abertos. Era uma forma dos adeptos se aproximarem dos jogadores e de poderem avaliar com mais rigor o trabalho dos treinadores. Só assim lhes seria possivel compreenderem certas lacunas na evolução dos jogadores. No jogo de ontem, como aliás de muitos outros jogos, nota-se ainda muita parcimónia e atrapalhação no momento de rematar. É preciso treinar, treinar, treinar, as vezes que forem precisas para aperfeiçoar esta vertente do jogo, assim como o critério das desmarcações. Fazer horas extraordinárias, se necessário. Só para dar um exemplo, ontem, quando Corona entrou, teve pelo menos umas quatro fugas rápidas pela direita em que cruzou (e bem), mas que não resultaram em nada porque os companheiros não tiveram pernas para o acompanhar. E não me venham com a história do cansaço, porque isso ocorreu algumas vezes ainda na 1ª parte, e além disso, se os jogadores são jovens para umas coisas, têm de mostrar que o são para estas. Não serão os jovens mais resistentes e velozes que os menos jovens?  

Outro aspecto que quanto a mim, "treinador de bancada", me parece estar mal, é o posicionamento dos jogadores na marcação dos cantos a nosso favor. Hão-de reparar, se puderem rever o jogo, que em vez de se repartirem por um círculo disperso e dinâmico, de modo a baralharem as marcações dos adversários, os nossos jogadores concentravam-se em atado numa zona específica, logo, mais fácil de controlar para os defesas contrários. Além disso, estas posições limitam muito as chances de chegar à bola, visto que se ela não fôr para o local onde o "molho" de jogadores se encontra, o mais certo é ninguém lhe acertar, ou até, na melhor das hipóteses, se a bola calhar de ir para o "molho" podem atrapalhar-se por quererem todos chegar à bola (aliás a atrapalhação por atropelo verificou-se na grande área contrária, resultando a oportunidade de marcar em nada). Quando NESanto afirma que a juventude é uma virtude que temos de potenciar, há que trabalhar muito nesse sentido e não pode usar esse argumento todo o campeonato. Já chega de eternas esperas. Os jogadores são jovens, de facto, precisam de crescer técnica e fisicamente, mas a partir do momento em que são chamados à equipa principal, têm de atalhar caminho e evoluir rapidamente para justificarem a promoção, caso contrário, retiram sentido à importância da equipa B. 

Nota de RoP:


  1. Há jogadores que se destacam pela maturidade e sentido de responsabilidade, uns mais que outros ainda, e isso tem de ser mais homogéneo. São eles Danilo, Layún, Maxi Pereira, Marcano, Alex Telles e Casillas. Todos podem alternar a braçadeira de capitão. Os outros têm de ganhar maturidade, ainda é cedo para comandarem (penso eu de que)...
  2. Sem pudor, nem sentido ético, o corrompido Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu suspender o actual Director Geral do FCPorto Luís Gonçalves por 8 dias, apenas por ter dito aquilo que qualquer pessoa minimamente atenta, e HONESTA já percebeu, isto é, que o FCPorto tem vindo a ser reiterada e vergonhosamente prejudicado  e roubado por quem devia pautar pela isençaõ e integridade. 
  3. Como referi neste mesmo post, não adianta nada portarmo-nos como seminaristas, como os meninos exemplo do futebol português, porque é isso mesmo que eles pretendem para poderem fazer as coisas pelo outro lado, para levarem o clube dos mafiosos ao colo. Eu disse mafiosos, senhores mandões do Conselho da Indisciplina, atrevam-se a processar-me a mim que eu cá estarei para me defender, seus escroques! Sempre quero ver se esta intimidação asquerosa vai ter direito a uma resposta à altura do FCPorto, ou se vamos continuar a comer e calar com as decisões provocatórias deste gangue travestido de organismo disciplinar!

31 outubro, 2016

Capitalismo/futebol

Resultado de imagem para occupy wall street o que foi
Manifestantes na Wall Street
O que está a acontecer no futebol, é também o reflexo da degeneração global do capitalismo.

O regime capitalista, nunca foi, nem será perfeito, todos o sabemos, mas em termos de imagem já teve melhores dias .

A verdade, é que nunca privilegiou a justiça social nem o bem estar dos povos. Nunca. Baseando-se num princípio simplista, altamente discutível, assente na iniciativa privada, suposta geradora de riqueza e trabalho, conseguiu impôr ao mundo a utopia de que sem ele nenhuma sociedade resiste. Ora, o que está a acontecer nos últimos anos,  de forma galopante prenuncia exactamente o contrário. 

A América do Norte, esse paradigma mundial da sociedade de consumo e da prosperidade, tão invejado por alguns, está a colapsar. Segundo consta, detém actualmente cerca de 27% de pessoas abaixo do limiar da pobreza, e outras tantas pobres. Tem como principal fonte de riqueza a indústria de armamento, razão pela qual precisa de fomentar guerras onde lhe dá mais jeito, nem que seja por razões "democráticas"... Tem uma população, tão ou mais ignorante, que a portuguesa, o que explica o  fenómeno do louco Trump. Não quero falar propriamente dos Estados Unidos, até porque a Europa não está nada melhor, pretendo apenas destacar a bandalheira a que chegou o regime capitalista mundial. A bagunça é planetária! 

A propósito, li algures, que o relativamente recente movimento anti-austeridade ocorrido em Espanha, influenciou um grande número de jovens americanos a criar um outro, chamado Occupy Wall Street (zona central financeira de N.Y), contra a ganância, a corrupção, influência bancária, e desigualdade social.

É um óptimo sinal. Aos poucos, as populações começam a olhar para a realidade dos regimes e a perceber que o futuro que estes lhes reservam é cada vez mais incerto e assustador. As ditaduras sociais da actualidade já não se impõem pela força das armas, é mais pela persuasão da ameaça, pelos baixos salários, pelo trabalho precário, pela chantagem de quem controla os sistemas financeiros.

Os políticos, não detêm o verdadeiro poder, servem apenas como manipuladores dos povos, são meros peões de brega que obedecem aos homens da grande finança, esperando pela recompensa que um dia os fará também ricos (Durão Barroso, que o confesse). 

30 outubro, 2016

Post ao ainda presidente do FCPorto


Imagem dos resultados de notícias
Até quando vai durar a confiança?
Exmo.Senhor, Presidente Pinto da Costa,

Eu, Rui Valente, ex-sócio do FCPorto, com os nºs 77705, 38646 e 57182, mas eternamente adepto abnegado, venho por esta via comunicar-lhe o seguinte:
  • Fui, durante a vigência dos seus muitos mandatos gloriosos, um grande apoiante e defensor do seu trabalho, e continuaria ainda hoje nesse alinhamento se o cavalheiro não tivesse realizado uma enigmática volta de 180º à sua forma de gerir o clube, sem se dar ao cuidado de explicar porquê. Não a mim, especialmente, mas a mim, enquanto ex-sócio e elemento singular da imensa massa adepta do FCPorto. 

  • Por mais que me esforce por compreendê-lo, por tolerar mudança tão atípica e perniciosa, com as consequências que sabemos, não consigo, porque para o fazer, precisaria de conhecer as causas e a pertinência que eventualmente as justifiquem. Sim, porque tem de haver seguramente uma causa para tão radical transformação. Como da sua parte não é apresentada essa explicação, só se pode especular, coisa de que não gosto, mas que pelos vistos você aprecia, embora só à posteriori o negue, quando se sente agastado. O grave é que, até a capacidade de se indignar parece ter perdido. Não só a perdeu, como a pouca que ainda lhe resta, aplica-a contra os portistas que ousam ocasionalmente contestá-lo, em vez de lhes provar que ainda está disponível para defender o FCPorto das investidas criminosas dos nossos adversários de Lisboa, que sabendo-o letárgico, não hesitam em prejudicar-nos, quer manobrando arbitragens, quer a própria comunicação social completamente rendida à capital.

  • Há um aspecto do seu temperamento, até certo ponto compreensível, que os anos de sucesso acentuou,  que é a soberba própria de quem se habituou a ganhar, mas que não se coaduna com a liderança frouxa e resignada de agora e que, para seu bem, conviria moderar. É que, a confiança que os portistas sempre depositaram em si está a esfumar-se de dia para dia, mesmo que a ingenuidade de alguns menos exigentes lhe possa transmitir o contrário. 
O senhor, está a perder credibilidade junto dos que o admiravam e - salvo prova em contrário -, a culpa, é preponderantemente sua. Não querer ver esta realidade é um atestado de menoridade que está a passar de si próprio que nada contribuirá para manter a excelente imagem que deixou na maioria dos portistas. Por favor, pare um pouco para pensar, e mude de rumo. Não permita que a cólera se apodere de quem tanto o estimou e respeitou estes anos fantásticos de glórias. Bem sabemos que não se pode ganhar sempre, mas a questão não é essa. Uma coisa é perdermos porque os outros são melhores (e quando digo melhores, estendo o adjectivo aos gestores), outra coisa bem diferente e inaceitável, é perdermos por falta de comparência, por nos deixarmos vencer, sem lutar, contra as adversidades. 
Permita-me pois que lhe recorde que ser Porto é uma expressão fútil se não tiver impacto no modo como se administra o FCPorto e se obtém resultados desportivos. E deixe-se por favor de responsabilizar os treinadores pelos insucessos quando eles já cá não estão, quando a responsabilidade da escolha for sua. Não resulta bem, nem é sério. 
  • Tudo o que atrás referi é sincero, como é também o que lhe vou dizer a seguir: estou cada vez mais preocupado com o FCPorto do que com a sua pessoa. Poder-me-à dizer que é natural, e é-o, de certo modo. Acontece é que todos nós portistas nos habituamos a olhar para si como se fosse o FCPorto, e hoje parece-se mais com um adversário, já quase um inimigo...






Quem merecia levar um vermelho no focinho com direito a internamento hospitalar, era este vendido, este pedaço de trampa em forma de árbitro. De que tipo de gente terá sido um gajo destes parido? Que vergonha tenho de viver neste país!