26 janeiro, 2017

Samir, o sudanês

Rafael Barbosa (JN)
1 Enquanto escrevo, as televisões dão em direto o debate parlamentar em que se discute se a TSU dos patrões deve ou não baixar, para compensar a subida do salário mínimo de 530 para 557 euros. Só os vejo, não os ouço. Os dedos em riste, as expressões faciais vincadas, os sorrisos irónicos ou cínicos, os aplausos entusiasmados aos chefes. O culminar de quatro semanas de troca de argumentos, de cambalhotas políticas e acrobacias retóricas. Os entendidos chamam a isto debate político. Olhando para as bancadas do Parlamento, assim, sem som, diria que é um teatro. Um teatro absurdo, se tivermos em conta que, na sua origem, está, afinal, se é ou não possível pagar mais um euro por dia a cerca de 650 mil trabalhadores. Gente pobre e explorada que vai continuar a ser pobre e explorada.

2 Enquanto escrevo e olho de relance as televisões, intuindo os decibéis produzidos pelo entusiasmo dos tribunos, recordo o relatório da Oxfam (organização não governamental dedicada ao combate à pobreza e à desigualdade) segundo o qual os oito homens mais poderosos do Mundo acumulam tanta riqueza como os 3600 milhões de pessoas que fazem parte da metade mais pobre da humanidade. E lembro-me, concretamente, de que no segundo lugar, entre os oito empreendedores, está o espanhol Amancio Ortega. E não posso deixar de pensar que é o multimilionário dono do grupo Inditex quem verdadeiramente beneficia do miserável salário mínimo que se paga em Portugal. Mais do que o patrão da pequena ou média empresa têxtil do Vale do Ave que esmaga os preços para conseguir a encomenda da Zara.

3 Enquanto escrevo e observo os gestos quase cacofónicos dos parlamentares, recordo a história de Samir, lida umas horas antes. O rapaz de 17 anos que fugiu à guerra e à fome no Sudão, atravessou o deserto até à costa líbia, fez-se ao Mediterrâneo até Itália, calcorreou a Europa do Sul para o Norte, até ficar encurralado na "Selva" de Calais. Nunca chegará à terra prometida. Morreu este mês, num centro francês de acolhimento para menores, de ataque cardíaco, poucos dias depois de lhe dizerem que o Reino Unido recusava o seu pedido de asilo. É assim, este admirável mundo novo: a riqueza não se partilha, protege-se com muros e arame farpado ou usando os cofres virtuais dos paraísos fiscais. Vivemos o que a Oxfam batiza como a era "dourada" dos super-ricos, alicerçada em dogmas que nenhum político no poder, incluindo os populistas, quer ou pode contrariar: o mercado tem sempre razão e o papel dos governos deve ser minimizado; as empresas têm de maximizar lucros e garantir maiores vantagens para os acionistas, seja qual for o custo; a riqueza individual (mesmo a extrema) é um sinal de sucesso.

* EDITOR-EXECUTIVO

25 janeiro, 2017

Ainda o «Universo Porto de Bancada»

Resultado de imagem para Joaquim Oliveira e Octávio Ribeiro do CM
Joaquim Oliveira
(O ressabiado)


Resultado de imagem para Joaquim Oliveira e Octávio Ribeiro do CM
Octávio Ribeiro
(a vergonha-mor do Correio da Mentira) 

Não sei se a decisão de denunciar o trabalho sectário das arbitragens, e as suas ligações impúdicas ao Benfica, ainda vem a tempo de remediar os danos causados ao FCPorto,
o que sei é que devia ter começado, pelos menos, há cerca de 3 anos atrás. Nem importa para o caso especular se com arbitragens isentas e competentes, teríamos sido campeões, o que realmente interessa é garantir que os árbitros actuais tenham comportamentos idóneos à altura daquilo que se lhes exige. 

É por tudo isto que o FCPorto não pode recuar na empreitada de acusar quem deve ser acusado, desde que o faça criteriosa e fundamentadamente, sem exageros, mas com toda a seriedade, determinação e objectividade, de molde a contribuir para o princípio de uma lavagem radical nos bastidores do futebol potuguês, que, como bem sabemos, está minado de oportunistas um pouco por todos os seus departamentos. 

Será uma luta árdua, e provavelmente solitária, dada a boçalidade intelectual de alguns clubes nortenhos, incapazes de se unirem para formar uma frente comum de combate contra os habituais artifícios do centralismo. São boçais, porque já deviam ter aprendido que para Lisboa só existe Lisboa, e o(s) seu clube(s) fétiche, o Benfica, os restantes, serão sempre isso: o resto. Mas, não. Pensam que, juntando-se a eles, seguindo cobardemente o lema "se não podes vencê-los, junta-te a eles", ganham alguma coisa com isso. Até podem ganhar pontualmente, com um ou outro "arranjinho", mas na volta vão ser tratados como nos tratam a nós, portistas. Ainda vamos ver esse filme, estou certo.

Mas, é assim mesmo, só podemos contar com nós. Salvo uma grande surpresa (que se saúda), teremos de estar preparados para ir à luta, contra tudo e contra todos, fora do campo, mas não podemos desistir. Pugnar para que não hajam árbitros a gritar vivas ao Benfica nas redes sociais, para que se abram processos a clubes que oferecem vouchers a arbitros e privam com traficantes de droga (porta 18), baseados em factos e não em conspirações como fizeram ao FCPorto com o Apito Dourado, e nunca desistir enquanto não vislumbrarmos seriedade na resolução destes vergonhosos problemas. Sanear a Federação Portuguesa de Futebol, terá de ser a exigência mínima para continuar a competir, caso não haja da parte do Estado (sim, do Estado de Direito), uma medida drástica para o que se está a passar.

O director de Comunicação do FCPorto, Francisco Marques e José Cruz, foram pedagogicamente assertivos, ontem, no programa "Universo Porto de Bancada", quando puseram a nu as «oportunas» pazes e  gentilezas entre Joaquim Oliveira e o director do pasquim Correio da Manhã, Octávio Ribeiro, sustentadas na dor de cotovelo de um, e no ressabiamento odioso de outro.

É assim mesmo, quem não deve, não teme. Estas coisas não são para omitir, são para divulgar as vezes que forem precisas, porque conspurcam toda a sociedade e degradam-na, como se constata. Denunciando-as, estaremos a defender-nos e ao mesmo tempo a prestar um arrojado serviço público! Mas também, é preciso que o senhor Pinto da Costa saiba dar o exemplo, que apoie este programa, e que não venha a pôr em cheque a disponibilidade dos seus interlocutores, nem se lembre de amanhã convidar o senhor Joaquim Oliveira para a festa dos Dragões de Ouro... 
    

23 janeiro, 2017

Um bom e gratuito conselho aos leitores

Caros leitores, 

tomem cuidado, não se deixem levar pelo canto da sereia, chegue ele das "vozes" da MEO, da NOS, ou mesmo da Vodafone. O encanto,  não provém propriamente destas empresas, surge subrepticiamente na forma dos milhões patrocinados aos principais clubes de futebol. Os adeptos dos clubes não são insensíveis a esses negócios, porque (em tese) correspondem à entrada de uns bons milhões de euros nos cofres dos respectivos clubes, mas talvez seja isso que explica a tendência para abusarem dos clientes que são afinal quem lhes faz chegar o pilim.

É que estes grandes grupos de comunicação, além de desrespeitarem os clientes em termos de isenção na informação desportiva, exercem sobre eles cada vez mais pressão, só para atingirem os seus escusos objectivos comerciais. Vale tudo, até imporem as regras que mais lhes convém, sem olharem minimamente aos interesses dos clientes, nem mesmo aos preços previamente estipulados. A estratégia comum, é proporem novos pacotes quando se aproxima o prazo do término dos contratos, com"ofertas"de novos serviços - grande parte das vezes dispensáveis -, como pretexto para subirem o preço da facturação e simultaneamente renovarem a fidelização dos clientes por mais dois anos. 

Houvesse seriedade e respeito nestes expedientes, até podía compreender-se, numa sociedade consumista e estupidamente competitiva, como é a nossa. Agora, não é isso que acontece, na maior parte dos casos.  Ligam-nos vezes sem conta, insistem, mesmo depois de dizermos que não estamos interessados em alterar os contratos (com o isco dos novos pacotes, nem sempre vantajosos), até perdermos a paciência e sermos impelidos a falar-lhes  grosso...

Sei que não é deles a responsabilidade por este novo estilo de sobranceria comercial, é dos administradores, e dos chefes que lhes impingem essas "estratégias". Mas lá está, enquanto cidadãos, cabe-lhes também fazer alguma coisa para se defenderem, até porque são eles quem dão a cara (e a voz) para lidarem com a indignação dos clientes. Não fazendo passar a voz dos clientes para os superiores hierárquicos, estão com isso a contribuir para a manutenção deste clima de desrespeito crescente entre consumidor e empresa.

Exponho-vos esta situação, porque sendo cliente há muitos anos da NOS (ainda era TVCabo), estou farto de ter transtornos por causa destes expedientes de chico espertismo e de me arreliar escusadamente, umas vezes pela incompetência (ou medo)  dos funcionários, outras pela prepotência de quem os superintende. Tenho vencido  estes contenciosos, mas como disse, sempre com muita oposição e incómodo. Conheço outros casos,também pouco honrosos para estas empresas.

Como tal, aconselho os leitores a estarem atentos às bruscas subidas de preços e ao prazo de validade dos vossos contratos, sejam eles com esta, ou outra operadora (são todas iguais), e baterem o pé sempre que estiverem seguros das vossas razões. Pagar e não bufar, é a pior das decisões que podemos tomar, porque iremos contribuir para que estes esquemas mafiosos passem a ser a regra.

PS-
Este ano, houve uma nova  actualização do preço destes serviços. Agora, são anunciados previamente 2 mêses, mas reparem num detalhe: na NOS, essa indicação é apresentada na parte inferior da factura a letras minúsculas, só legíveis à lupa, mesmo para jovens.
Questão incontornável: para quem quer mesmo destacar uma informação, reduz-se o tamanho das letras, ou aumenta-se? Isto, é muito próprio de  países governados  por vigaristas.