20 dezembro, 2017

PSP como o IPDJ: a moda de brincar às instituições públicas


O comunicado da PSP em resposta à menção do nome da instituição num e-mail enviado pelo diretor de segurança do Benfica a um administrador só pode ser lido assim: como é que nos safamos de perguntar, pela via oficial, ao Benfica por que diabo está o nosso nome metido numa suposta estratégia para retardar a entrada dos adeptos do FC Porto no Estádio da Luz? 

A conclusão atingida pela Polícia de Segurança pública foi, curiosamente, a mesma a que chegou o notável Instituto Superior do Desporto a respeito das claques do Benfica: falar de uma realidade alternativa, fingir com o mesmo descaramento do IPDJ que não há factos, nem indícios, à vista de toda a gente, e desconversar. 

A PSP é metida ao barulho no caso dos e-mails porque consta de um e-mail, não porque o FC Porto a acuse ou deixe de acusar. Está metida ao barulho, porque trabalha para nós, contribuintes (todos, de norte a sul), e porque não é suposto que participe em estratégias de clubes de natureza alguma. Portanto, se não participou, não tem de repudiar acusações: tem de perguntar ao Benfica por que razão a "estratégia incluía a participação da PSP". Gostava de escrever agora "chega de brincar às instituições públicas", mas não escrevo, porque sei que vamos continuar a brincar às instituições públicas. E aos secretários de Estado, e aos ministros, etc.


José Manuel Ribeiro 

O JOGO)

O Benfica vai enterrar o PS e o Governo. A menos que este assuma a ditadura instalada

Resultado de imagem para António Costa na Luz
Como é? Agora, a promiscuidade vai morrer solteira?
Outra vez?

Não sou dos que se deixam levar facilmente pelo paleio dos políticos. Tenho da classe a pior das opiniões, o que não significa que não esteja atento ao que vão fazendo de positivo, e não venha um dia a mudar de opinião se fôr caso para isso. 

Numa primeira fase, comecei por apoiar a ideia da "Geringonça", e a admitir que as coisas viessem a mudar com António Costa, mais que não fosse para purgar o Partido Socialista da vergonha que José Sócrates lhe deixou como herança. Falsa, espera! António Costa, ao contrário do que cheguei a admitir, tem-se mostrado um desastre, uma decepção. Falhou, no modo como resolveu o drama dos incêndios, falhou no modo de reagir ao problema, e falhou no modo como apresentou a solução. Primeiro, e como tem sido habitual nestas situações, também com outros governos, veio logo com a conversa dos equipamentos de combate (helicópteros, carros e aviões), e só muito de empurrão com a prevenção. Ainda ontem, disse aquilo que devia ter dito logo após os incêndios, como seja: "A reforma da floresta tem de avançar já".  Neste momento já devia ter passado à accção, porque parece que ainda não percebeu que os portugueses estão cansados de processos de intenção, e já não acreditam nos discursos, querem ver accção. Obra controlada, com divulgação pública e regular do seu andamento! Coerência, traduzida em práticas seguras. Só assim se regenera a confiança. 

A. Costa falhou com a presidente da IPSS "Raríssimas". Mais uma vez, mesmo sabendo que o escândalo de Sócrates em nada credibilizou o Partido Socialista, reagiu de forma demasiado proteccionista para com a suspeita, como se  fosse um caso isolado de corrupção. Finalmente, A. Costa continua a falhar (para nossa desgraça, temos de incluir aqui todos os partidos), no mais escândaloso crime do futebol português, pré e pós 25 de Abril, que é o caso do Benfica/Emails, vulgo "Polvo Encarnado"!

Ninguém, de boa fé, acredita que António Costa não saiba o que se está a acontecer, e a dimensão da gravidade que este tipo de crimes comporta (são vários). Em vez de procurar acelerar as investigações, chamando o Secretário de Estado do Desporto, obrigando-o a dizer o que sabe e a tratar do assunto com a imparcialidade a que está obrigado, e  o momento requer, meteu a viola no saco, colando-se implicitamente à estratégia do suspeito. Isto é, nem nega, nem assume. Logo, optou pela irresponsabilidade!

Mas, aconteça o que acontecer, o PS vai pagar muito caro este acto abjecto de irresponsabilidade política, em que mais uma vez deixa a nu a verdadeira face do Estado de Direito português. 

Salazar, faria muito melhor, sem precisar de apelar à democracia.  


19 dezembro, 2017

Viva a equipa do FCPorto, e viva Marega!


Resultado de imagem para Marega

Xiu!!! Isto é só  cá entre nós, para portistas de bancada (e de sofá)... Vou-vos confessar uma coisa que sei não ser consensual, e que não convém que se saiba nos bastidores do plantel do FCPorto: aprecio mais as qualidades do Marega do que as do Brahimi! Tenham paciência se vos choquei, mas se pensarem bem, vão ver que não cometi nenhuma heresia.

Já sei que as características entre um e outro, são diferentes, mas porque este argumento é habitual quando fazemos comparações deste tipo, antecipo-me já a rebatê-lo porque não se trata de reduzir um à insignificância e o outro à magnificiência. Nada disso.

O Brahimi é um jogador talentoso com a bola nos pés, com uma capacidade invulgar de drible cuja vantagem principal é arrastar consigo dois ou três defesas adversários, e assim abrir espaços para os colegas poderem penetrar, e fazer golo. O problema de Brahimi é não saber gerir equilibradamente os momentos, entre quando deve parar de fintar para daí tirar partido para si próprio, ou para os colegas, e quando está em posição vantajosa para prosseguir sozinho.   É desse equilibrio que Brahimi precisa para ser um jogador sensacional. Quando não decide bem, faz com que a equipa se desiquilibre e seja apanhada em contra pé gerando situações iminentes de perigo. Quando quer fazer tudo sozinho e tem colegas em melhor posição para concluir as jogadas, sinceramente, não o aplaudo... Quando usa o talento e olha para os jogadores melhor colocados e decide endossar-lhes a bola (como foi o caso de ontem com Marega), enche-me as medidas.

Já Marega tem outras características, não propriamente idênticas a Brahimi. Parecendo um tôsco, é voluntarioso. A maior virtude de Marega é a vontade que tem de se superar. Nota-se, que se esforça por fazer sempre melhor. Ajuda a equipa, no ataque, mas também na defesa. Corre como uma gazela, tem a força de um touro, e espanta pela evolução técnica que foi conquistanto (faz golos de craque). Não duvido que Sérgio Conceição tenha a sua cota parte de sucesso nessa evolução, como aliás teve também com a evolução de Brahimi, só que - sem querer ser injusto com este último -, acho que a progressão de Marega foi muito mais intensa e abrangente.

É um jogador de equipa, trabalha para ela, sem pensar apenas em si próprio, e brilha por ser assim.

PS-Se encontrarem aqui um comentário meu a criticar o Marega, façam o favor de comentar. Estejam à vontade.


  

18 dezembro, 2017

Cheira-me a esturro...


Clicar sobre a imagem para ampliar


Afirmo-o aqui, sem qualquer rebuço: quando Nuno Miguel Maia assina um artigo sobre casos de polícia, podemos ter a certeza que o nome de Pinto da Costa vem logo a seguir. Ele  próprio (NMM),é um caso de Polícia, mas ainda não percebeu...Ou também sofre de uma grave patologia mental, tal é a obsessão que tem pelo presidente do FCPorto.

Como não escreve uma linha sobre o traficante de emails (e não só), a razão é inquestionável: é mais um cartilheiro do Benfica, no JN.




Talvez haja aqui motivo para desconfiarmos destas alterações nas chefias da PJ...

Off Topic:

Relembro, a quem tiver esquecido, que avisei em vários posts, que a  entrega à PJ dos e-mails suspeitos do Benfica pode não chegar para bloquear as vigarices que conhecemos. Disse, e repito, que a matéria de prova é suficientemente poderosa para legitimar o FCPorto do direito a uma exposição ao Governo. Desde o início deste processo, os órgãos que tutelam o desporto nunca estiveram à altura do caso, revelando, mais que incompetência, cumplicidade com os transgressores. Resultado: o Benfica continua impune, a amealhar pontos não só à custa dos favores dos árbitros, como dos clubes "satélites".

Com tudo o que tem de ilegítimo, este caso pode custar ao FCPorto a perda de outro campeonato, e nesse caso, não podemos só atribuir aos vigaristas o nosso eventual insucesso, mas também à SAD portista, por cobardia, ou ingenuidade. Espero sinceramente estar enganado. Caso contrário, também perderei como portista. Indignamente.